Durante o mês de outubro a Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú está realizando uma campanha de intensificação no combate ao sarampo, com o objetivo de imunizar a população contra esta doença que se mantém em surto ativo em diversas cidades brasileiras. O Dia “D” da campanha será no próximo sábado (19), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As vacinas serão aplicadas das 8h às 17h, seguindo a primeira etapa da campanha, em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) ainda não vacinadas. Aproveitando o momento, um grupo de agentes comunitários irá de casa em casa, aplicando vacinas de febre amarela nos bairros localizados em borda de mata.
Em 2018, 110,49% da população foi vacinada, o que atingiu a meta proposta no ano. “De janeiro até agora, aplicamos um total de 9.706 doses da vacina. Nosso foco é seguir a determinação do Ministério da Saúde de que crianças de seis meses a menores de cinco anos precisam ser vacinas. Além disso, o que nos preocupa também são os jovens de 20 a 29 anos, na qual precisamos vacinar 70% deste grupo, e é nessa faixa etária que se tem o maior número de casos de sarampo nos municípios de outros estados”, declara a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.
Em setembro, Balneário Camboriú registrou o primeiro e único caso de sarampo. Para que esta doença não se multiplique é essencial a imunização, pois o sarampo é altamente contagioso e de fácil transmissão, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e respirar.