Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Dia de conscientização à violência contra o idoso terá pedágio em BC

A ação será promovida pela vereadora de Juliethe Nitz, nesta quinta-feira, 15

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O Brasil registrou 202,3 mil casos de violência contra idosos entre janeiro e março deste ano, aumento de 97% em relação ao mesmo período de 2022. Preocupada com esta realidade, a vereadora de Balneário Camboriú, Juliethe Nitz, promove nesta quinta-feira, 15, ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa Idosa e participação de voluntários 60+, Juliethe estará realizando pedágios na cidade como forma de alerta e prevenção à violência. A ação acontece em três locais: na confluência das avenidas Brasil e Alvin Bauer das 10h30 ao meio-dia; entre a Quinta Avenida e a Rua Biguaçu, no Bairro dos Municípios, das 14h30 às 15h30; e no túnel em frente ao PA da Barra, das 16h às 17h30. Quem passar pelos pedágios receberá um flyer contendo informações sobre o tema e telefones para denúncias.

Em Balneário Camboriú, foram mais de 1.100 casos de violência contra a pessoa idosa atendidos de janeiro a maio pelo programa municipal Abraço ao Idoso. No primeiro trimestre do ano, dados alarmantes também foram registrados em Santa Catarina, com 1,2 mil registros de violações de direitos humanos contra pessoas idosas. Os dados divulgados estão disponíveis no painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Entre os crimes estão violência física, violência psicológica, violência sexual, negligência, abandono e outros. A vereadora Juliethe Nitz explica que o aumento traz consigo uma grande tristeza, mas que as estatísticas só têm sido viabilizadas por conta do trabalho de denúncia da população em parceria com os serviços de acolhimento.

Em busca de uma solução preventiva, Juliethe teve a ideia de promover o pedágio educativo desta quinta-feira. “Precisamos incentivar a comunidade para que denuncie e ajude a mudar essa realidade com as pessoas que tanto já fizeram pela sociedade e por cada um de nós. Em uma pessoa idosa reside um jovem para quem o tempo passou, um ser humano que realizou muitas coisas, aprendeu tantas outras e hoje tem muito ainda a compartilhar em conhecimento e sabedoria. Eles merecem mais que respeito, merecem amor e cuidado nesta etapa sensível e tão delicada da vida”, pontua.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a atividade de quinta-feira, convidados 60+ irão distribuir folhetos explicativos voltados à conscientização da população e incentivando a denúncia de maus tratos. Junto com a mensagem, os moradores ganharão um bombom. “A ideia é que o doce também simbolize a importância do afeto, que lembre a todos de seus próprios idosos em casa, e da pessoa idosa que serão um dia”, finaliza Juliethe.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.