Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Diagnóstico identificou mais de 11 mil árvores na área urbana de BC

O número, que é 49,62% superior à estimativa inicial, corresponde a 10.789 exemplares vivos e 433 mortos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Concluído na quinta-feira (30), o Diagnóstico da Arborização Urbana de Balneário Camboriú contabilizou 11.222 árvores no município. O número, que é 49,62% superior à estimativa inicial, corresponde a 10.789 exemplares vivos e 433 mortos.

O diagnóstico, iniciado em setembro de 2022, identificou que 31% destas árvores em área urbana são nativas, 47% exóticas e 22% exóticas invasoras (quando oferecem risco às espécies nativas). O levantamento também apontou 7.092 locais para plantio. Além disso, foi constatado que 5.278 exemplares estão em grau de atenção prioritário, o qual indica uma atenção especial e prioridade no manejo, pois a árvore está em condições fitossanitárias inadequadas, perto da rede elétrica, ou em outra situação que oferece riscos.

O bairro mais arborizado é o Centro, com 4.174 exemplares, seguido da região das Praias Agrestes (1.619) e Bairro das Nações (1.158).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O relatório do levantamento foi entregue à Secretaria do Meio Ambiente pela Arboran Atividades Paisagísticas e Meio Ambiente LTDA, empresa responsável pelo serviço. Os dados obtidos estão sendo hospedados em um software desenvolvido pela empresa. A entrega de todo o material deve ocorrer até a segunda semana de abril.

Servidores da Secretaria do Meio Ambiente (que fazem os pareceres de poda/corte) e do Paisagismo (que executam os serviços de poda/corte em área urbana) passarão por treinamento para utilizarem o software, que será atualizado após cada intervenção.

Saiba mais sobre o Diagnóstico da Arborização Urbana

Com o diagnóstico, cada árvore dos espaços públicos urbanos passa a ter um relatório 360º, no qual constarão altura, porte e origem, além de informações sobre a existência de algum tipo de praga ou problemas físicos estruturais. O levantamento também indica se existe necessidade de substituição, supressão ou poda. Para cada árvore com recomendação de corte, há a indicação de cinco novos pontos potenciais para plantio, levando em consideração fiação elétrica, tubulações de gás, água e esgoto, tamanho do passeio, acesso de veículos e demais obstáculos.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.