Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Ecopontos começam a receber pilhas, lâmpadas e baterias

A fase é experimental porque esse serviço nunca foi oferecido à população de Balneário Camboriú

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good news

Siga-nos no Google News

Os quatro ecopontos de Balneário Camboriú começaram a receber nesta sexta-feira, em caráter experimental, pilhas, lâmpadas e baterias, resíduos que por lei estão sujeitos a logística reversa – o estabelecimento comercial que vendeu é obrigado a receber o produto após sua vida útil – que na prática não funciona de forma ideal e acaba poluindo o meio ambiente.

A entrega nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

A fase é experimental porque esse serviço nunca foi oferecido à população de Balneário Camboriú.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As pilhas, diversos tipos de lâmpadas e as baterias utilizam materiais extremamente tóxicos em sua fabricação, por isso o descarte desses resíduos deve ser feito de forma especializada.

O prefeito Fabrício Oliveira destacou que receber esse material nos ecopontos se trata de um acréscimo que enriqueceu o ReciclaBC, um dos nortes ambientais mais importantes de Balneário Camboriú porque gera consciência, educação ambiental e engajamento naquilo que a cidade precisa se destacar.

“Um pilar econômico de Balneário Camboriú se chama meio ambiente e para isso temos que trabalhar em todas as áreas, envolver as pessoas e incorporar serviços ao ReciclaBC que a cada dia se destaca como um dos mais sucedidos projetos de reciclagem implantados no Brasil”, finalizou o prefeito.

Os ecopontos

Eles estão na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai.

Eles funcionam 24 horas por dia. Durante o dia tem um monitor prestando orientações.

O ecoponto recebe papel, metal, plástico e vidro. A partir de hoje passa a receber lâmpadas, pilhas e baterias.

A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas, pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.

camboriú shop

Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!