Um triste e chocante caso de latrocínio ocorreu na Rua Brusque, no bairro Municípios, em Balneário Camboriú, que culminou na morte de Gustavo Ernst Martins, de 23 anos. O fato ocorreu nesta terça-feira, 26 de dezembro, por volta das 11h55min, quando o comunicante, um amigo da vítima, recebeu uma chamada de vídeo perturbadora.
Durante a chamada, o comunicante viu Gustavo caído no chão, aparentemente machucado e em dor. Um homem desconhecido informou que a ambulância estava a caminho. Inicialmente, houve confusão sobre o hospital para onde Gustavo foi levado, mas posteriormente foi confirmado que ele estava no Hospital Ruth Cardoso.
Gustavo relatou ao amigo que foi atacado por um indivíduo usando um gorro de Papai Noel, que tentou roubar sua pochete usando um pedaço de pau. Gustavo resistiu ao assalto. Ele havia deixado sua motocicleta numa oficina e foi agredido enquanto comprava um adesivo.
Na manhã desta quarta-feira, 27, por volta das 10h45min, uma assistente social do hospital contactou o amigo, solicitando sua presença urgente. Ao chegar, foi informado pelo médico que Gustavo havia sofrido um traumatismo craniano e falecido.
A vítima não tinha parentes na região, mas sua mãe, que reside em Londrina/PR, foi notificada e está a caminho de Balneário Camboriú.
A Polícia Militar ficou sabendo do caso apenas na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h30. Segundo a PM, o autor tem 12 boletins de ocorrência e havia sido beneficiado com a saidinho de natal no dia 20 de dezembro. Ele voltou para o presídio, se apresentando voluntariamente às 12h40 desta quarta-feira, 27, e estava em possível surto psicótico, acreditando estar sendo perseguido.