Uma mulher foi resgatada em estado grave na manhã de quarta-feira (1º), após sofrer um afogamento grau 6 na Praia Central de Balneário Camboriú. A ocorrência foi registrada às 7h35 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU, além do apoio de banhistas.
Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros, a vítima foi vista entrando no mar aparentemente em surto, com a parte de cima da roupa ausente e usando apenas calças. Ela teria falado sozinha antes de se lançar ao mar e afundado em uma área com profundidade aproximada de 1 metro. O mar estava com bandeira verde no momento do fato.
Populares retiraram a vítima da água antes da chegada das equipes. Ao chegarem no local, os guarda-vidas do Posto 5 constataram que a mulher apresentava grau 6 de afogamento, com ausência de batimentos cardíacos. Foram iniciadas manobras de reanimação com ventilação manual e compressões torácicas. O Desfibrilador Externo Automático (DEA) foi aplicado, mas não indicou choque, sendo mantido o protocolo para assistolia.
Durante o segundo ciclo de atendimento, a equipe avançada do SAMU chegou à cena e deu continuidade ao protocolo. Após os procedimentos realizados em conjunto com os guarda-vidas, a vítima retornou com batimentos cardíacos e foi encaminhada à unidade hospitalar para atendimento.
A operação foi atendida pelos bombeiros CB José, GVC’s Sperry, Laguna, Sandro, Molina, Héctor e Accioly, com apoio das viaturas AQE-94 e AR-121. A ocorrência foi registrada pelo Grupo de Busca e Salvamento (GBS) após acionamento via COBOM.