A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) deu início nesta quarta-feira (16) à limpeza completa do decantador 01 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no Bairro Nova Esperança. A ação, que faz parte de um processo de manutenção preventiva, tem como meta finalizar o serviço até sexta-feira (18), permitindo que o equipamento retome sua operação normal.
O processo de limpeza e manutenção dos decantadores desempenha um papel crucial na melhoria da eficiência e qualidade do tratamento de efluentes sanitários. Além de fornecer a limpeza dos equipamentos eletromecânicos, a manutenção preventiva visa verificar e garantir o funcionamento adequado de todos os componentes, garantindo um tratamento mais eficaz dos efluentes.
De acordo com Alexandre Motta, diretor técnico da EMASA, “A limpeza e manutenção dos decantadores é uma etapa importante de manutenção preventiva com os objetivos de limpeza, verificação e manutenção dos equipamentos eletromecânicos, resultado em melhoria significativa na eficiência e na qualidade do efluente Após esta etapa de tratamento o efluente é direcionado para o nosso tanque de contato onde ocorre a interferência com a utilização de cloro gás, para, daí sim, ser lançado no Rio Camboriú”.
Além da limpeza do decantador, a EMASA também destaca o andamento positivo da construção do quarto decantador na ETE. Atualmente, a base já recebeu uma aplicação de concreto não estrutural, e está em processo de montagem da estrutura de ferro para a concretagem definitiva da lage de fundo, que terá 40 cm de espessura.
A eficiência operacional da ETE é mantida pelo funcionamento normal dos dois equipamentos de gradeamento fino mecanizado instalado nas calhas de entrada do tratamento preliminar de esgoto. Esse processo de nivelamento é vital para a separação de sólidos grosseiros presentes no efluente, protegendo os componentes eletromecânicos e garantindo a segurança e eficácia das operações.
Atualmente, o tratamento do esgoto na ETE Balneário Camboriú apresenta uma eficiência de 65%.