Na manhã desta quinta-feira, 13, muitos pais de alunos da Rede Municipal de Balneário Camboriú procuraram a redação do Camboriú News para relatar que não tem mais Guardas Municipais e Policiais Militares nas escolas. A presença de agentes de segurança nas unidades de ensino e o aprimoramento de rondas nas imediações das escolas foi divulgada pela prefeitura, na última segunda-feira, 10, mas não divulgada a previsão de duração da medida.
Em conversa com o Secretário de Segurança de Balneário Camboriú, ele informou que a medida de ocupação em tempo integral nas escolas foi pioneira no Brasil, e foi tomada em caráter emergencial até ser substituída por outras medidas efetivas. Castanheira também explicou que na manhã desta quinta-feira, 13, a medida foi rapidamente interrompida e uma nova estratégia foi implementada nas escolas, os agentes de seguranças estiveram nas entradas e saídas das aulas e realizaram rondas no perímetro das unidades escolares. De acordo com o secretário a mudança foi necessária pois o número de crimes aumentou no restante da cidade por falta de efetivo na rua.
Em nota a prefeitura informou que a situação já foi normalizada e que a pausa na ocupação integral nas escolas do munícipio aconteceu por conta de remanejamento feito pela Polícia Militar. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Balneário Camboriú informa que por conta de remanejamento feito pela Polícia Militar, que agora já está solucionado, se fez necessário que as forças de Segurança do Município reforçassem e também remanejassem seus agentes para suprir a demanda em todos as unidades, que agora já estão normalizadas.”
Vigilantes armados nas escolas
A prefeitura assegurou que a presença dos agentes de segurança será integral nas escolas até a chegada dos vigilantes armados, que devem ser contratados nas próximas semanas. A escola da empresa prestadora ade serviço não necessitará de licitação e será feita em no formato de ‘Contratação Emergencial’ para adiantar o processo.
Outras medidas de segurança
Além das medida de ocupação das escolas, o secretário de segurança relatou que existe uma integração da Polícia Militar e da Guarda Municipal trabalhando em parceria na segurança das escolas. Ele explicou que existe uma inteligência das forças de segurança está por trás disso tudo, e que realiza o monitoramento todas a denúncias e ameaças de ataques nas escolas.