Desde sábado (7), o espaço de recreação infantil do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta está com novo visual. O parquinho passou por melhorias para dar maior segurança às crianças.
Siga o @camboriunews no Instagram
O local teve consertados brinquedos que apresentavam problemas e ganhou cores novas, conforme o coordenador do Parque, Marcio Lucas Canalle. As melhorias foram feitas por servidores da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras, durante 45 dias.
A novidade atraiu a criançada no sábado, quando foi registrado o dia de maior movimento em 2020 até o momento. Foram 413 visitantes. De janeiro até domingo (8), 6.575 pessoas estiveram no Parque Raimundo Malta.
Elvira Ressel pretende levar a filha de sete anos para brincar no parquinho assim que puder. Nesta segunda-feira (9), Elvira aproveitou a folga na parte da tarde para descansar sob a sombra das árvores. A filha não a acompanhou porque estava na escola. “É a terceira vez que venho aqui. A primeira foi há 20 anos. Gosto da paisagem, é tudo muito lindo”, contou.
Com seis trilhas ecológicas, vegetação nativa e animais silvestres em uma área de 172.625 m² localizada no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, o Parque tem entrada gratuita e abre diariamente para visitação das 13h às 17h, menos nos dias chuvosos.
Em breve, placas educativas serão espalhadas pelo Parque, com informações sobre a flora e fauna. O Raimundo Malta abriga ainda os setores administrativos e técnico da Secretaria do Meio Ambiente, um horto de plantas medicinais e viveiro de produção de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas do município.
Horário de visitação
Diariamente, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Em caso de tempestade de raios e ventos fortes, o Parque é imediatamente fechado por segurança.
Fitoterapia
O Parque conta também com o Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper, que produz pomadas, sabonetes e tinturas feitos com plantas medicinais. Os produtos fitoterápicos podem ser retirados pela população gratuitamente. Para obtê-los, o interessado deve se cadastrar no Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), que fica também no Parque, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 18h. É preciso apresentar o CPF.
Visitas monitoradas
Escolas das redes municipal, estadual e particular e universidades que quiserem visitar o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta com o acompanhamento de educadores ambientais do Programa Terra Limpa podem agendar uma data a partir de março. As visitas devem ser marcadas, com, no mínimo, 30 dias de antecedência, na Secretaria do Meio Ambiente (Setor de Educação Ambiental), pelos fones (47) 3363-7145 ou (47) 3268-0577, das 13h às 19h. O Parque está disponível para atividades monitoradas nas quartas e sextas-feiras pela manhã ou de terça a sexta-feira à tarde.
Histórico do Parque
Por meio do Decreto Municipal 2.351 de 1993, o Parque Ecológico Rio Camboriú foi criado com o objetivo de disponibilizar um espaço apropriado para o contato da população com a natureza, para a educação ambiental, pesquisa de fauna e flora e viabilizar a preservação de espécies animais e vegetais da Mata Atlântica. Em 2006, pela Lei 2.611/03/07/2006, o espaço recebeu o nome de Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em homenagem a um dos seus fundadores. Desde 2018, o Parque conta com um plano de manejo, que estabelece normas e atividades que poderão ser desenvolvidas no lugar.
Recomendações aos visitantes
– Use repelente
– Traga seu lanche para o local (não há bar no Parque)
– Use calçado fechado (há animais peçonhentos no local)
É proibido
– Circular de bicicleta no Parque
– Fazer fogo
– Ligar som mecânico
– Jogar bola
– Entrar com animais de estimação
– Trazer balões para o local