O Procon de Balneário Camboriú, em cumprimento à portaria nº 192 da Secretaria de Estado da Saúde, notificou 29 estabelecimentos, entre agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, para que se adequem e cumpram as exigências vigentes no decreto estadual. Entre as exigências estão:
LEIA TAMBÉM:
Governador autoriza profissionais autônomos retomarem as atividades
-o controle de acesso dos usuários, sendo obrigatória a marcação dos lugares com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre cada pessoa;
-disponibilização em pontos estratégicos de álcool em gel 70%, como na entrada, corredores, balcões e mesas de atendimento para uso de clientes e funcionários;
-permitir acesso dos clientes em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações;
-manter áreas ventiladas;
-intensificação da limpeza nas áreas de circulação, incluindo maçanetas, mesas, corrimões, elevadores, dentre outros;
-caixas eletrônicos, ou outros meios que tenham contato físico, deverão ser higienizados com álcool 70%;
-a utilização de máscaras e luvas pelos atendentes que tiverem contato com o público, devido a proximidade exigida pela confidencialidade das operações.
Medida protetiva
Além disso, o Procon alerta aos consumidores que as medidas adotadas são necessárias para garantir a saúde e segurança durante a utilização do serviços bancários. E reforça ainda, que só deverá ir até a agência bancária aqueles consumidores que realmente necessitam e, ainda, diante do controle de acesso, orienta-se que vá sozinho, sem a necessidade de exposição de mais membros da família.
Idosos acima de 60 anos, e pessoas consideradas dos grupos de risco, devem respeitar o período de isolamento e seguir todas as regras do convivência segura nesse período. As agências bancárias, por outro lado, devem afastar temporariamente os funcionários que enquadrem nestes critérios.