Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Estações Elevatórias de Efluentes recebem pintura e manutenção técnica

Além de reparos técnicos, foram instaladas novas tampas e a pintura de muros, portões e equipamentos nos locais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Desde o mês de dezembro do ano passado, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) vêm executando reformas e manutenções em algumas Estações Elevatórias de Efluentes, localizadas na extensão da Avenida Brasil, Avenida Alvin Bauer, além da Estação de Recalque de Efluente, localizada na Rua 3700. Além de reparos técnicos, foram instaladas novas tampas e a pintura de muros, portões e equipamentos nos locais.

Segundo e engenheiro do Departamento de Manutenção de Esgoto, Erivan James Rodrigues, a reforma visa garantir melhor eficiência no funcionamento das Estações Elevatórias, principalmente durante a temporada de verão, período em que a contribuição aumenta. “Alguns equipamentos apresentavam desgaste e entre os componentes substituídos estão os conjuntos motobombas, os barriletes – conexões e válvulas que unem os conjuntos motobombas à tubulação de recalque – e as válvulas de retenção do barrilete, responsáveis por evitar o retorno do esgoto bombeado, garantindo que os efluentes sejam escoados com maior eficiência”, explica Erivan.

Após a temporada de verão, o serviço de manutenção técnica será retomado para a substituição do sistema de retenção de sólidos, constituído de cestos removíveis por novas peças em aço inox. Além das melhorias, em algumas das Estações, o sistema de içamento dos cestos será automatizado. Este sistema é responsável por reter materiais como restos da construção civil, madeira, plástico, papelão, sacos e ainda, papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes e fraldas, evitando que estes resíduos cheguem à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e comprometa as etapas do tratamento do efluente. “Outra estrutura que será modernizada ainda este ano, será o sistema de comportas, que tem a finalidade de interromper o fluxo de esgoto ao interior da estação, para a realização de manutenções e limpezas preventivas”, completa o engenheiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Município conta com 23 Estações Elevatórias em funcionamento, que recebem a contribuição das redes de esgoto de suas proximidades e têm como principal função, transportar o efluente que recebe de uma cota normalmente mais baixa, para uma cota mais elevada até chegar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Bairro Nova Esperança.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.