Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Fabrício promete detector de metal, câmeras de monitoramento, reconhecimento facial e vigilância armada nas escolas de BC

As medidas se assemelham com as ações do prefeito de Chapecó, que no dia 26 de janeiro de 2023 instalou portas com detectores de metal em escolas da cidade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (05), com representantes das forças de Segurança do Município e com o Secretário de Educação para determinar as medidas estratégicas a serem tomadas imediatamente para a melhoria da segurança em todas as unidades escolares do município.

“Em face do atentado ocorrido em Blumenau, que chocou a todos nós, decidimos elencar medidas imediatas para dar segurança aos nossos alunos, aos nossos servidores da educação, aos pais e às nossas famílias que estão abaladas pelo ocorrido”, pontuou o prefeito Fabrício.

Entre as medidas que serão tomadas estão:

1- A criação imediata de uma Comissão de Segurança Escolar formada por representantes das secretarias de Segurança e de Educação, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para traçar estratégias e protocolos de seguranças nas unidades escolares;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2- Intensificação estratégica das rondas com a presença das forças de Segurança e contratação de vigilância armada em todas as unidades escolares municipais;

3- Implementação de sistema integrado de monitoramento por câmeras ligados a uma central que contemple todas as unidades escolares do município;

4- Implementação de controle de acesso escolar através de reconhecimento facial, bem como instalação de detectores de metais na entrada das unidades escolares.

“Nossas crianças são o maior bem que temos em nossa cidade e não podemos poupar esforços para protegê-las. O trabalho da Comissão de Segurança Escolar será apontar as ações, obras e instalações que precisam ser feitas para elevar o nível de segurança em nossas unidades, além de apontar outras medidas que forem necessárias para tal”, completou o prefeito.

Iniciativa foi tomada no início do ano pelo prefeito de Chapecó

As medidas se assemelham com a iniciativa inovadora do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que no dia 26 de janeiro de 2023 anunciou que a Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Educação, está investindo na melhoria da segurança das escolas. Em cinco unidades da rede municipal foram instaladas portas com detectores de metal neste início de ano.

“Esta é uma iniciativa inovadora que tem com objetivo dar mais tranquilidade para os pais que deixam suas crianças sob responsabilidade de nossas instituições de ensino, para que possam ir trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados, com mais segurança. A iniciativa também beneficia os professores e demais servidores do ensino público municipal”, disse o prefeito João Rodrigues.

Ainda em janeiro, a Administração Municipal de Chapecó reforçou a segurança, com a implantação da Patrulha Escolar, realizada pela Guarda Municipal de Chapecó, com rondas diárias nas escolas, palestras sobre segurança e até interação com os cães do canil da Guarda. A utilização dos cães também tinha como objetivo evitar a proximidade de drogas nas proximidades de unidades escolares.

Nesse primeiro momento o equipamento funcionou de forma experimental, e como prometido pela prefeitura, no dia 28 de março de 2023, a prefeitura anunciou que serão licitadas a compra de portão eletrônico e detector de metal para mais 12 unidades escolares. Além disso, através de convênio do Governo do Estado, o Município pretende contratar para cada escola um segurança. Com esses investimentos, Chapecó passará a ter 17 estabelecimentos de ensino com detector de metal e porta eletrônica para dar segurança aos, pais e professores.

O prefeito João Rodrigues contou que a intenção do município é contratar policiais aposentados, para que voltem a ativa e atuem na segurança e cuidado das escolas. “Estamos trabalhando no convênio com o Governo do Estado, é uma ideia prática e que pode trazer muitos benefícios à comunidade”, destacou.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.