Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Festival Catarinense de Culturas Afro será neste sábado no Quilombo Morro do Boi

A Comunidade Quilombo Morro do Boi, de Balneário Camboriú, sedia o Festival Catarinense de Culturas Afro do Vale do Itajaí neste sábado (7), das 8h30 às 16h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A Comunidade Quilombo Morro do Boi, de Balneário Camboriú, sedia o Festival Catarinense de Culturas Afro do Vale do Itajaí neste sábado (7), das 8h30 às 16h. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura do Município (LIC), o evento faz parte da programação regional referente à Consciência Negra e é gratuito.

No Festival, estão previstas atividades de formação sobre os símbolos da cultura afro, como oficinas de bonecas Abayomis, turbantes, contos e lendas, capoeira e percussão tradicional. Também haverá apresentações artísticas de cultura afro-brasileira, roda de conversa sobre Afroempreendedorismo e Economia Criativa e exposições de arte afro-brasileira (confira a programação completa abaixo).

Evento itinerante pelas cidades catarinenses, o Festival ocorre pela primeira vez em Balneário Camboriú. O intuito é fortalecer a cultura afro-brasileira e discutir o afroempreendedorismo. “Quilombo” (nome dado às comunidades formadas por negros que fugiram da escravidão) é a temática do Festival, para valorizar as origens da comunidade e ancestralidade dela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Proposto na LIC pela Associação Quilombola Morro do Boi e por Reginalda Leodoro Fidel, o projeto do Festival é executado pela produtora Abadá Capoeira. O Quilombo Morro do Boi surgiu no século 19 e está localizado a cerca de seis quilômetros da cidade, na BR-101, entre Balneário Camboriú e Itapema.


PROGRAMAÇÃO

Festival Catarinense De Culturas Afro Do Vale Do Itajaí
Quilombo Morro Do Boi

07/12: Quilombo Morro do Boi
8h30 – 9h: Abertura
9h – 11h: Oficinas
Oficina de Capoeira
Oficina de Percussão
Oficina de Maracatu
Oficina de Turbantes Tradicionais
Oficina de Contação de Histórias e Lendas Afro-brasileiras
Oficina de Bonecas Tradicionais Abayomis
Oficina da Mitologia Africana – a simbologia dos orixás
Oficina de Samba de Roda

11h – 15h: Apresentações artísticas de cultura afro-brasileira

15h – 16h: Roda de Conversa – Afroempreendedorismo e Economia Criativa

9h – 16h: Exposições – Painéis de Arte Afro-brasileira

Todas as atividades são gratuitas, e a classificação etária é livre

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.