Na manhã desta quarta feira (25), o grupo de proteção ambiental da Guarda Municipal de Balneário Camboriú resgatou mais um animal, sendo novamente um filhote de coruja.
O fato ocorreu em uma casa no bairro Nova Esperança, onde a solicitante ligou para central 153 da Guarda Municipal, informando que encontrou uma coruja e que a mesma não conseguia mais voar.
+ Coruja mocho-diabo com asa machucada é resgatada no bairro da Barra
A guarnição chegou ao local, e constatou se tratar de um filhote de coruja buraqueira, e que estava machucada impossibilitando de voar. Diante desses fatos, o filhote de coruja foi resgatada e encaminhada a complexo Ciro Gevaerd (zôo da SANTUR), onde será avaliada pela bióloga e veterinária, buscando seu tratamento e reabilitação para futura reinserção em seu habitat natural.
Coruja-buraqueira (athene cunicularia, Molina 1782).
A coruja-buraqueira é uma ave strigiforme da família Strigidae. Também conhecida pelos nomes de caburé, caburé-de-cupim, caburé-do-campo, coruja-barata, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, corujinha-do-campo, guedé, urucuera, urucureia, urucuriá, coruja-cupinzeira (algumas cidades de Goiás) e capotinha. Com o nome científico cunicularia (“pequeno mineiro”), recebe esse nome por cavar buracos no solo. Vive cerca de 9 anos em habitat selvagem. Costuma viver em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos.