Nesta quarta-feira (02), as Forças de Segurança de Balneário Camboriú receberam novos equipamentos franceses especializados na medição de ruídos, como parte do projeto Silêncio e Saúde, promovido pelo Ministério Público. Os dispositivos, da marca Acoem, modelo CAL31, medem níveis sonoros de 85 a 120 decibéis e serão utilizados pela Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Guarda Municipal para reforçar a fiscalização de infrações relacionadas à poluição sonora.
A doação, viabilizada pelo Ministério Público, foi acompanhada por um curso matutino realizado no auditório da Secretaria de Segurança, onde 25 guardas municipais receberam treinamento sobre o uso correto dos equipamentos e orientações legais para a aplicação da lei de controle de ruídos.
O promotor José de Jesus Wagner destacou que há 17 inquéritos abertos contra bares e restaurantes que operam irregularmente, ultrapassando os limites de ruído permitidos pela legislação. Os novos equipamentos permitirão a medição precisa de excessos sonoros, possibilitando a penalização de estabelecimentos e veículos que desrespeitem os limites sonoros estipulados.