No Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro (terça-feira), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú e o Conselho Municipal de Política Cultural promovem o Fórum Municipal de Cultura. O evento terá abertura oficial às 13h30, com apresentações artísticas, e vai até as 19h30, no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Durante o Fórum, será feita a primeira revisão do Plano Municipal de Cultura. Das 10h às 12h, haverá reunião do grupo de trabalho da revisão do Plano, aberta ao público (confira a programação completa no fim do texto). Lançado em 2015, o Plano Municipal de Cultura reúne um conjunto de metas e ações fruto de contribuições das Conferências Municipais ocorridas entre 2009 e 2013, com planejamento para 10 anos e revisão a cada quatro anos.
“O Fórum Municipal de Cultura é uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e o governo, juntos, avaliem as políticas culturais do município e façam propostas para seu aperfeiçoamento. Para tanto, contamos com a mobilização de grupos e pessoas que possam contribuir com as discussões sobre as políticas públicas para a cultura que queremos em nossa cidade”, diz a presidente da Fundação Cultural, Bia Mattar.
O Fórum é destinado a agentes e produtores culturais, artistas, profissionais e empresas fornecedoras para a área cultural, pessoas físicas e jurídicas que dialogam com a área da cultura e os amantes da arte em geral.
Na programação, estão previstas duas palestras com profissionais convidados que tratarão sobre Parcerias Público-Privadas e Proteção ao Patrimônio Cultural (confira abaixo). Será apresentada também a recém-formada Comissão de Direito às Artes e à Cultura da OAB com representantes da seccional de Balneário Camboriú, que falará sobre os trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo.
Programação
10h às 12h
– GT Revisão do Plano Municipal de Cultura (aberto ao público)
Abertura
* 13h30 – Apresentação artística
* 14h – Palestra
– Parcerias Público-Privadas (PPPs)
Érica Miranda dos Santos Requi – Consultora jurídica em Concessões e Parcerias Público-Privadas na Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí
* 15h – Palestra
– Patrimônio Cultural e as guardas de proteção
Diego Minks Rossi Fermo – Diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura)
* 16h – Apresentação
– Comissão de Direito às Artes e a Cultura da OAB/BC
* 17h – Apresentação Plano Municipal de Cultura revisado – contribuições, votação e finalização
* 18h30 – Apresentação artística