Com a previsão de chuvas intensas que poderão atingir até 150mm durante o final de semana, o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) de Camboriú se encontra em estado de alerta.
Em uma reunião ocorrida na tarde de sexta-feira, o GRAC, que reúne representantes de diversas secretarias municipais, Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Camboriú, traçou estratégias de atuação em eventuais emergências. Entre as preocupações discutidas, estão possíveis deslizamentos de terra, rachaduras em imóveis e monitoramento da situação de rios e pontos de alagamento.
De acordo com Jaime Angel, secretário de Proteção e Defesa Civil, até o momento os níveis dos rios se mantêm baixos. No entanto, ele destaca que o grupo está atento e em constante monitoramento. “Se as previsões se confirmarem, queremos estar preparados para minimizar os impactos”, afirmou. Angel também mencionou que a população pode acompanhar o desenvolvimento da situação por meio de um aplicativo disponível.
Caso haja a necessidade de acolhimento da população, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está organizando dois locais para servir como abrigo. A secretária Andréia de Souza Machado indicou que o ginásio anexo à escola Clotilde Ramos Chaves, no bairro Areias, e o Ginásio do Guga, no bairro Conde Vila Verde, estão sendo preparados para esse fim.
Os moradores são incentivados a se manterem informados e a entrarem em contato com as autoridades em caso de emergência pelos telefones 199 ou pelo WhatsApp (47) 935052005. Caso necessitem dos serviços dos Bombeiros, devem ligar para o 193. Para informações sobre abrigos, o número de contato é 47- 99240 1281.