A Guarda Municipal de Balneário Camboriú concluiu, nesta semana, o curso “Fiscalização e Operações com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas”, promovido pelo Programa Dronepol da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A capacitação, realizada entre os dias 25 e 29 de novembro, contou com a participação de diversas instituições de segurança pública, incluindo guardas municipais de Guarulhos, Jundiaí, Ouro Preto e outras cidades da região metropolitana de São Paulo.
O curso, ministrado pela Superintendência de Operações Integradas da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, também reuniu representantes da Companhia de Habitação do Estado de São Paulo (COHAB), do Conselho Regional de Educação Física (CREF4) e da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Com o objetivo de capacitar pilotos para uso estratégico de drones, a formação prepara agentes para atender demandas operacionais em atividades rotineiras ou especializadas. As habilidades adquiridas ampliam a capacidade de fiscalização, monitoramento e resposta, tornando os operadores agentes diferenciados em suas funções.