Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

H3N2: SC registra 7 casos; prefeitura alega que BC não tem casos, mas não realiza testes

Funcionários da saúde de BC alegam que não receberam orientação sobre a nova síndrome gripal e que não sabem que existem surtos pelo país

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Santa Catarina registrou sete casos da variante H3N2, da Influenza A, entre final de novembro e início de dezembro. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive), nesta quinta-feira (16). Não foram divulgadas as cidades dos pacientes.

Ainda não existe confirmação se a cepa é da H3n2 Darwin, vírus que causa surto gripal no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Neste ano a H3N2 já provocou seis mortes no Brasil, cinco no Rio e uma na Bahia. A vacina da influenza não protege contra essa nova variante.

A prefeitura de Balneário Camboriú alega que a cidade não tem caso da nova variante da H3N2, a Darwin, porém a mesma prefeitura não realiza testes na população com sintomas da nova síndrome gripal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Existem relatos de moradores que têm os sintomas, que são muitos parecidos com o da covid-19 porém podem ser mais fortes em um curto espaço de tempo. Os sintomas iniciam com febre alta (39ºC ou mais); falta de apetite; indisposição geral; tosse, inflamação na garganta, mialgia (dor no corpo) intensa; e, em alguns casos, diarreia e vômitos. Nos casos graves a doença pode evoluir para pneumonia.

Munícipes estão buscando ajuda em UPAs, unidades de saúde do município e até mesmo no Centro Covid e não estão recebendo suporte. Quando o paciente testa negativo para o coronavírus, o máximo que fazem é dar uma injeção para baixar a febre e o mandam para casa sem nenhuma orientação ou medicação para a Darwin.

Funcionários da saúde de Balneário Camboriú alegam que não receberam orientação sobre a H3N2 e que não sabem que existem surtos pelo país. Quando o paciente pede para fazer teste, os profissionais pedem para o morador procurar um laboratório particular e pagar pelo teste, pois o município não disponibiliza. Laboratórios na cidade chegam a cobrar R$2.600,00 por um teste.

Quando questionado sobre a testagem a Prefeitura de Balneário Camboriú diz que está aguardando a nota técnica do Governo do Estado de Santa Catarina.

Alerta

A diferença entre a Darwin e a covid-19 não está apenas na intensidade dos sintomas, o grupo de risco também muda. Diferente da covid-19, crianças entram para o grupo de risco dessa gripe. Em 25 de novembro de 2021, a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que 23 crianças estavam internadas na rede pública da cidade com sintomas da gripe A H3N2.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas de fato será que essas informações são verdadeiras? Cada os exames dizendo que realmente tem esses casos positivados no estado ou é mais um jogo de política e mídia por do dinheiro

  2. Chega de ”neura”!
    Vamos viver ?!
    Chega de enriquecer a indústria farmacêutica que ”inventa” variantes, gripes,….para vender vacinas.
    Existe um virus, cada dia mais fraco, fazendo os lucros cairem.
    H3N2 é novo, não tem vacina ainda, portanto os estoques são de outra variante, mas…….tem que vender, não é ?
    Vamos pensar e deixar de ser palhaços conduzidos!

  3. Eu e minha família estamos com todos esses sintomas e foi diferente da covid que peguei ano passado pois foi transmitido muito rápido e começou com meu filho com diarréia, prefeitura de BC tem que tomar alguma iniciativa não pode deixar as pessoas sem suporte adequado.

  4. Eh um absurdo esse prefeito sem vergonha abriu a cidade para os turistas porém se vc precisa de atendimento médico os hospitais estão lotados minha mãe com 75 anos ficou 4 horas esperando

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.