Foi realizada no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC) uma cirurgia inédita de pterígio. Os primeiros pacientes passaram pelo procedimento na tarde desta sexta-feira, dia 27. No próximo sábado, dia 5 de outubro serão realizadas 15 cirurgias.
De acordo com a secretária de Saúde, Elisama Freitas, as primeiras cirurgias foram um sucesso. “Estamos avançando na saúde e muitos felizes com essa conquista. Nossos pacientes de pterígio ficavam numa fila, na regulação do Estado, esperando por uma vaga para a cirurgia no hospital Marieta”, comenta.
Eram realizadas apenas duas cirurgias por mês no Marieta. Com a implantação no HCC a intenção é que a fila de espera seja zerada. Cerca de 65 pacientes vão passar pela cirurgia nos próximos dias.
“Agora podemos aumentar a oferta, agendar mais pacientes e poder atender a comunidade dentro do próprio município. Isso é uma conquista muito grande para os nossos moradores”, ressalta o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.
O que pterígio
Popularmente conhecida como “carne crescida”, começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea.
O tumor triangular benigno pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre.