Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Hospital Municipal Ruth Cardoso realiza ações em alusão ao mês do aleitamento materno

Os encontros acontecem no auditório do hospital

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

As atividades em alusão ao Agosto Dourado não param. O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) realiza até a próxima quinta-feira (08), palestras, rodas de conversa e oficinas para conscientizar mães e familiares sobre a importância da amamentação tanto para o bebê quanto para quem amamenta. Os encontros acontecem no auditório do hospital.

O enfoque da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) também busca mostrar que o apoio dos familiares é essencial. “O aleitamento materno é um gesto de amor, carinho, cumplicidade e fidelidade, a participação familiar é extremamente importante para ajudar nas dificuldades, principalmente, no início deste processo e assim ter um resultado satisfatório”, diz a coordenadora do Centro Obstétrico do hospital, Tatiana Jesus de Assis.

A Semana de Amamentação iniciou na quinta-feira (01), com o modelo de assistência ao parto e nascimento realizado pelo HMRC. No segundo momento, para o público e gestantes que estavam internadas no hospital, foi passado o documentário “O Renascimento do Parto”, que retrata a vivência das mulheres e a quebra de paradigmas da assistência ao parto e ao recém-nascido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na manhã desta segunda-feira (05), ocorreu uma palestra sobre os preparos e cuidados com o bebê, destinada para casais grávidos. No período da tarde, outra palestra foi realizada sobre os mitos e verdades da amamentação. Além disso, na recepção de internação há uma exposição com fotos de nascimentos realizados no Hospital Ruth Cardoso, tiradas pela fotógrafa voluntária de partos.

Na manhã da quarta-feira (07), a palestra é aberta ao público e o assunto tratado é a educação desde antes do nascimento do bebê, além de uma oficina de pintura na barriga de gestantes, no turno vespertino.

Para finalizar a semana de aleitamento materno, na quinta-feira (08), haverá uma palestra também para casais grávidos sobre o vínculo paterno no processo de amamentação. O encerramento da programação, será na parte da tarde, às 13h30, com um encontro entre mães, pais, bebês e familiares e sorteio de brindes.

O HMRC tem uma Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM), com o objetivo da oferta exclusiva do leite materno e uma boa alimentação até os dois anos da criança, por meio da assistência do hospital. A comissão trabalha com ações em conjunto com toda a rede, disponibiliza educação permanente para a equipe e estimula a participação de outros municípios, já que o Hospital Ruth Cardoso oferece maternidade para a região.

Maternidade realizou 35 nascimentos no fim de semana

No último fim de semana foram registrados 35 nascimentos no HMRC, na qual, 15 foram cesarianas e 20 foram partos normais. Os recém-nascidos são 14 de Balneário, 12 de Camboriú, seis de Itapema, dois de Porto Belo e dois de Bombinhas.

Além dos atendimentos da maternidade, 503 pacientes foram atendidos no Pronto Socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso. Deste total, 117 são crianças, 325 adultos e 61 pacientes são idosos.

Dos pacientes atendidos, 332 são moradores da cidade de Balneário Camboriú, 108 de Camboriú, 18 de Itapema, nove de Porto Belo, três de Bombinhas, quatro de Itajaí, dois de Blumenau, dois de Joinville e 25 são dos demais municípios da região.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.