O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), de Balneário Camboriú, está entre os dez hospitais de Santa Catarina que mais captaram órgãos destinados à doação em 2023. O resultado, divulgado por meio de relatório emitido pela SC Transplantes*, pertencente ao Governo Estadual, considera indicadores como número de doadores efetivos e percentual de recusa familiar.
Segundo o documento, o HMRC obteve a primeira posição geral no ranking em percentual de doação, com 66,7% de efetividade nas notificações relacionadas à doação, e também em percentual de recusa familiar, com somente 10,5% de devolutivas negativas dos familiares consultados. Em relação ao ano anterior, o desempenho do HMRC também apresentou avanços: de 42,4% em 2022, as doações passaram a 66,7% em 2023; já o percentual de recusa familiar, de 37,5% em 2022, baixou para 10,5% em 2023. Além disso, a Instituição alcançou o melhor resultado individual desde 2017 – quando se iniciaram as captações de órgãos no hospital.
A Comissão Hospitalar de Transplantes do HMRC conta com oito profissionais – entre médicos e enfermeiros devidamente capacitados pela SC Transplantes –, mais a infraestrutura tecnológica necessária para aplicar, internamente, aos casos identificados.
*A SC Transplantes – Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de SC – pertence à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.