18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

IMA volta a divulgar relatório de balneabilidade na próxima sexta

O IMA realiza coletas em 231 pontos dos 500km do litoral catarinense, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

Seletivo Especial da UniSociesc acontece no dia 28 de novembro

Os candidatos devem se inscrever através do site unisociesc.com.br/vestibular e os mais bem colocados garantem bolsas de até 100%

Unimed é Top of Mind entre os planos de saúde pelo 28º ano consecutivo

Unimed conquistou, pela 28ª vez consecutiva, o Top of Mind entre os planos de saúde mais lembrados do país
Siga-nos no Google News

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança na próxima sexta-feira, 23 de outubro, no período da tarde, o Relatório de Balneabilidade. Suspenso desde março devido à pandemia, o monitoramento foi retomado em agosto e as coletas semanais antecipadas para a divulgação da nova pesquisa, antes do início do verão.

Tradicionalmente, o IMA realiza análises mensais de abril a outubro, mas devido à situação excepcional, as coletas passaram a ser semanais antes da alta temporada, dando mais segurança aos resultados para os banhistas. Seguindo os critérios Resolução CONAMA 274/2000 que determina que são necessárias cinco amostras consecutivas para a obtenção de um resultado confiável, o IMA vai disponibilizar o relatório na íntegra em balneabilidade.ima.sc.gov.br.

O IMA realiza coletas em 231 pontos dos 500km do litoral catarinense, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas. Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

PUBLICIDADE

eleições 2020

OAB vai apurar conduta de advogada que perseguiu Elcio em colégio eleitoral

Vídeos do ocorrido ganharam ampla repercussão, o que teria afetado no nome da instituição

Eleições 2020: Camboriú renovou quase metade da câmara de vereadores

No total oito vereadores foram reeleitos e sete novos vereadores foram eleitos
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

220,026CurtidasCurtir
49,700SeguidoresSiga
4,700SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!