A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, veio a público esclarecer a informação noticiada sobre um óbito por febre amarela, registrado na última semana, no Hospital Municipal Ruth Cardoso.
Siga o @camboriunews no Instagram
Primeiramente, faz-se necessário esclarecer que o paciente em questão possui um estabelecimento comercial e tem todas as suas atividades de saúde no município de Balneário Camboriú. Mas também possui imóvel em uma área de zona rural em Camboriú.
Assim que soube do ocorrido, a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina fez contato direto com as secretarias de Saúde dos dois municípios, por meio dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica. Até o momento então, Camboriú não tinha informação de tal situação do paciente. Logo que recebido a notícia, uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Camboriú se deslocou até o local do imóvel para verificar a situação e tomar todas as medidas cabíveis necessárias diante dos fatos.
Vale destacar ainda que a Secretaria de Saúde de Camboriú vem realizando um trabalho intenso e incansável de conscientização e vacinação no combate à febre amarela. Tanto que as equipes continuarão com ações estratégicas de varredura da vacinação durante todo o ano, indo de casa em casa, realizando visitação em empresas, aderindo às campanhas nacionais, entre outras ações, pois o foco sempre será cuidar da saúde de Camboriú.
Febre Amarela
O público alvo são crianças de 9 meses a adultos de 59 anos de idade. Todos precisam tomar a vacina contra a febre amarela. Crianças com até 5 anos de idade devem tomar duas doses da vacina. Já o adulto, que tomou a vacina da febre amarela, em algum momento da vida, não precisa de nova dose.
Crianças acima de três anos que tiverem alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, a vacina pode ser aplicada ao mesmo tempo com a febre amarela.
Documentos necessários Os documentos necessários para receber a dose da vacina são caderneta de vacinação, RG ou certidão de nascimento e cartão do SUS. As salas de vacina das Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.