Nesta quarta-feira (04), integrantes dos Conselhos de Direito de Balneário Camboriú, reuniram-se para uma manhã de capacitação de Edital de Chancela e Captação de Recursos. O objetivo da aula foi ensinar instituições e entidades sem fins lucrativos na preparação de editais, orientar na escrita do material entre outras instruções. O curso foi ministrado pelo conselheiro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wilson Reginatto Júnior, na Casa dos Conselhos.
A diretora da Casa dos Conselhos, Marilene Cardoso, acredita que a ação é importante para as instituições participantes como forma de troca de conhecimento. “Precisamos instrumentalizar e dar suporte às instituições,” explica. “Espero que possamos ter mais momentos como este, de troca, de conhecimento e de formação,” comenta. A capacitação orientou sobre as especificações do edital de chancela e captação de recursos, há como escrever o projeto, como deve ser encaminhado para as empresas fazerem as doações e instruções gerais.
O conselheiro do CMDCA, administrador e contador, Wilson Reginatto Júnior, analisa o curso como produtivo. “A chancela é quando a entidade propõe um projeto dentro do Conselho, e a organização social capta o recurso”, esclarece. “Isso abre mais possibilidades para mais projetos serem financiados,” informa Júnior.
Entre os presentes, o representante do grupo Anjos da Vida e Instituto de Psicologia Sentir, Luciano Pedro Estevão, considera a ocasião importante para as ONG’s e entidades. “Por meio do Edital de Chancela temos a possibilidade de interagir com empresas que possuem lucro real, e com pessoas físicas, para fazerem doação via imposto de renda, para as entidades”, relata. “É mais uma oportunidade de ampliar os recursos financeiros da ONG,” finaliza.