18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

JACAMASA encerra cronograma de palestras no CEM Ivo Silveira

O Programa de Educação Ambiental (PEA) passou por 16 escolas ao longo deste semestre, levando o tema ambiental para cerca de 900 alunos da rede pública

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

Unimed promove ‘Dia Imperdível’ para contratar planos de saúde nesta sexta, 16

Unimed tem nesta sexta-feira o Dia Imperdível, uma oportunidade única para contratar plano de saúde

UniSociesc realiza Concurso de Bolsas de Graduação

Prova, que será online, acontece no dia 24 de outubro (sábado), às 14h, e a inscrição deve ser feita no site unisociesc.com.br/vestibular
Siga-nos no Google News

Em clima de despedida, a equipe JACAMASA encerrou nesta terça-feira (22) no Centro Educacional Municipal – CEM Ivo Silveira, o cronograma de palestras em escolas da rede municipal de ensino. O Programa de Educação Ambiental (PEA) passou por 16 escolas ao longo deste semestre, levando o tema ambiental para cerca de 900 alunos da rede pública, abordando desde o uso consciente de água, a conservação de rios e mananciais, especialmente o Rio Camboriú, até o Sistema de Esgotamento Sanitário e o tratamento da água e esgoto do Município.

Na tarde de aprendizado, não diferente dos outros encontros, os operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Hilário Zornitta e Ana Carolina Nicolau, conduziram a apresentação com exemplos e curiosidades, cativando a atenção dos alunos. Com o auxílio de vídeos e fotos buscaram despertar o senso de responsabilidade socioambiental, demonstrando a importância de cuidar do meio ambiente desde cedo e que a partir de pequenas atitudes, são alcançados grandes resultados. “Fiquei surpresa com a quantidade de água que gastamos durante o dia. A palestra ajuda as pessoas a melhorar seus hábitos”, destaca a estudante do 4° ano, Yamille Brasil.

Além de receberem a cartilha do programa após as explicações, o mascote amigo da EMASA não poderia ficar de fora e chegou para animar a turma em sua participação especial. Depois de cantar e dançar, fez algumas para testar os conhecimentos e a cada resposta certa, as crianças ganhavam uma camiseta ou uma caneca com o desenho do JACAMASA, entusiasmando os alunos. “Eu achei maravilhoso, é muito importante que as crianças obtenham esse conhecimento, principalmente sobre os benefícios que o tratamento da água e esgoto trazem à nossa cidade” ressalta a supervisora do CEM Ivo Silveira, Marina Moutinho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A passagem do Programa pelas escolas fez tanto sucesso, que até escolas da rede privada procuraram a equipe para solicitar a visita, atingindo mais 200 alunos. “Neste primeiro ano, a intenção era ver a recepção e resposta das crianças e escolas em relação ao programa e o retorno foi muito positivo. A repercussão foi tanta, que até escolas que não estavam do planejamento deste ano, solicitaram a palestra”, disse Hilário. “Conseguimos fazer com que o conteúdo fosse absorvido pelos alunos, com bastante interação observada durante as perguntas feias em sala”, completa Ana Carolina.

Assim como as demais escolas, agora os alunos do CEM Ivo Silveira com a ajuda dos professores, vão elaborar conteúdos como textos ou atividades artísticas relacionadas ao tema, para participar do Concurso JACAMASA. As produções de cada turma serão enviadas até o dia 20 de novembro, e as selecionadas pela comissão julgadora anunciadas no dia 25 de novembro, em evento de encerramento do programa. Os trabalhos irão compor uma exposição e farão parte do livreto distribuído no próximo ano.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação.

PUBLICIDADE

André Guimarães, do BC Port, registrou a primeira pesquisa eleitoral de 2020

A agência responsável pela pesquisa é a Tatica - Consultoria Pesquisa Ltda, de Iturama/MG

Réveillon 2021: queima de fogos em Balneário Camboriú segue mantida

Dependendo do grau de contaminação do novo coronavírus na cidade, o show pirotécnico pode ser transmitido através de live
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

215,753CurtidasCurtir
36,955SeguidoresSiga
185InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!