18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

JACAMASA faz sua penúltima visita as escolas da rede municipal

O jacaré-de-papo-amarelo e sua equipe, estão visitando 16 escolas da rede municipal para levar conhecimento e conscientização em prol do meio ambiente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

A jornada do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA está chegando na reta final das apresentações deste 2º semestre de 2019. O jacaré-de-papo-amarelo e sua equipe, estão visitando 16 escolas da rede municipal para levar conhecimento e conscientização em prol do meio ambiente. Nesta quinta-feira (17), foi a vez dos alunos do Centro Educacional Municipal – CEM Ariribá receberem a equipe do programa na penúltima visita do ano.

A explicação, conduzida pelos operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, que também foi acompanhada por uma intérprete de libras, acontece de forma dinâmica e atrativa para prender a atenção da garotada e estimular a participação de todos. “Eu acho muito importante plantar essa sementinha, porque as crianças levam pra casa a informação e replicam que aprendem, pois algumas famílias não sabem a importância desse cuidado”, pontua a professora do 5° ano, Simone Pizzi.

Além de informar sobre práticas sustentáveis, recursos hídricos, o uso consciente da água, funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e o tratamento da água e esgoto, com o auxílio de vídeos, fotos e exemplos do dia-a-dia, a equipe procura estimular o senso de responsabilidade e iniciativa, demonstrando que pequenas atitudes trazem grandes resultados. “Nossa intenção é mostrar as crianças a importância de cuidar do meio ambiente, promovendo esse despertar de consciência em cada um desde cedo”, disse Ana Carolina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após a palestra, os alunos receberam a cartilha do programa e participaram de uma dinâmica junto com o mascote da EMASA, que reforçava o assunto abordado por meio de perguntas. A cada resposta certa, as crianças ganhavam uma camiseta com o desenho do jacaré, entusiasmando os estudantes. A aluna do 5º ano, Isabele Andrade de Souza, disse ter gostado muito do conteúdo abordado. “A gente aprendeu como usar a água de forma consciente”. “Agora já sabemos o que temos que fazer para não desperdiçar”, completa sua amiga Antônia Sackis. E para fechar com chave de ouro, o desafio final foi dançar com o jacaré, ao som de sua música: “…Vem com o JACAMASA, cuidar do meio ambiente. Vem com o JACAMASA, a natureza precisa da gente”.

O Programa de Educação Ambiental não termina com as palestras nas escolas. Com a ajuda dos professores, os alunos estão elaborando textos ou atividades artísticas relacionadas com o tema para participar do Concurso JACAMASA. As produções farão parte de uma exposição e as melhores criações serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação.

PUBLICIDADE

Ruas com trânsito alterado devido obras de ampliação da rede coletora

Os locais estarão sinalizados com cones e placas informativas para orientar os motoristas que transitarem pelas vias

Cinzas de cão comunitário que morreu envenenado são jogadas no mar

Moradores da Brava se reuniram com seus cães para dar o último adeus ao amigo
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

212,518FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!