Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

JACAMASA faz sua penúltima visita as escolas da rede municipal

O jacaré-de-papo-amarelo e sua equipe, estão visitando 16 escolas da rede municipal para levar conhecimento e conscientização em prol do meio ambiente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A jornada do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA está chegando na reta final das apresentações deste 2º semestre de 2019. O jacaré-de-papo-amarelo e sua equipe, estão visitando 16 escolas da rede municipal para levar conhecimento e conscientização em prol do meio ambiente. Nesta quinta-feira (17), foi a vez dos alunos do Centro Educacional Municipal – CEM Ariribá receberem a equipe do programa na penúltima visita do ano.

A explicação, conduzida pelos operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, que também foi acompanhada por uma intérprete de libras, acontece de forma dinâmica e atrativa para prender a atenção da garotada e estimular a participação de todos. “Eu acho muito importante plantar essa sementinha, porque as crianças levam pra casa a informação e replicam que aprendem, pois algumas famílias não sabem a importância desse cuidado”, pontua a professora do 5° ano, Simone Pizzi.

Além de informar sobre práticas sustentáveis, recursos hídricos, o uso consciente da água, funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e o tratamento da água e esgoto, com o auxílio de vídeos, fotos e exemplos do dia-a-dia, a equipe procura estimular o senso de responsabilidade e iniciativa, demonstrando que pequenas atitudes trazem grandes resultados. “Nossa intenção é mostrar as crianças a importância de cuidar do meio ambiente, promovendo esse despertar de consciência em cada um desde cedo”, disse Ana Carolina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após a palestra, os alunos receberam a cartilha do programa e participaram de uma dinâmica junto com o mascote da EMASA, que reforçava o assunto abordado por meio de perguntas. A cada resposta certa, as crianças ganhavam uma camiseta com o desenho do jacaré, entusiasmando os estudantes. A aluna do 5º ano, Isabele Andrade de Souza, disse ter gostado muito do conteúdo abordado. “A gente aprendeu como usar a água de forma consciente”. “Agora já sabemos o que temos que fazer para não desperdiçar”, completa sua amiga Antônia Sackis. E para fechar com chave de ouro, o desafio final foi dançar com o jacaré, ao som de sua música: “…Vem com o JACAMASA, cuidar do meio ambiente. Vem com o JACAMASA, a natureza precisa da gente”.

O Programa de Educação Ambiental não termina com as palestras nas escolas. Com a ajuda dos professores, os alunos estão elaborando textos ou atividades artísticas relacionadas com o tema para participar do Concurso JACAMASA. As produções farão parte de uma exposição e as melhores criações serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.