Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Janeiro Branco: programas ‘Abraço’ conscientizam sobre cuidados com a saúde mental

A campanha aproveita o primeiro mês do ano, para cuidar do nosso interior e planejar um ano saudável

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Durante o Janeiro Branco, a Prefeitura de Balneário Camboriú intensifica a conscientização das pessoas, sobre os cuidados com a saúde mental através dos Programas Abraço – Abraço à Mulher, Abraço ao Idoso, Abraço ao Jovem e Abraço à Vida – que oferecem assistência aos munícipes, de acordo com as suas necessidades.

O Abraço à Vida surgiu com o objetivo de alertar a população sobre o crescente índice de suicídios no Brasil e hoje atua ativamente no apoio emocional e acompanhamento psicológico a quem o procura, adotando estratégias de valorização à vida. Durante a temporada de verão até o início do mês de março, as equipes dos Programas Abraço estão trabalhando no Centro de Controle Operacional, na Praia Central, com 24h de atendimento psicológico para moradores e turistas.

Em três anos, o Programa Municipal de Apoio à Vida realizou mais de 43 mil atendimentos. Apenas em 2021, foram 21.575 solicitações, que incluem atendimento via telefone, visita domiciliar ou institucional, acompanhamentos psicológicos individuais ou coletivos, internações em comunidades terapêuticas ou hospital psiquiátrico, intervenções e encaminhamentos. O atendimento é feito 24 horas pelo WhatsApp (47) 99982-2322. Após o primeiro contato, se necessário, os profissionais podem encaminhar o paciente aos encontros presenciais, ocorridos na Casa da Mulher (Rua 2.850, nº 303 – Centro).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Abraço à Mulher presta apoio às mulheres acometidas de violência doméstica ou em vulnerabilidade social, com atendimento de assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos às redes de apoio e a grupos focais. Caso você conheça alguém ou tenha sofrido um episódio de violência doméstica e precise de apoio psicológico, procure o Abraço à Mulher. O programa funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana, via WhatsApp ou ligação telefônica pelo número: (47) 99982-1906.

Campanha do Janeiro Branco

Você já ouviu falar do Janeiro Branco? A cor branca significa paz, pureza e luz. Por isso, o Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. A campanha aproveita o primeiro mês do ano, para cuidar do nosso interior e planejar um ano saudável. A psicóloga do Abraço à Mulher, Caroline Baccin, fala um pouco sobre a importância dessa ação. “O janeiro branco vem justamente como uma campanha para conscientizar a população da importância do cuidado com a saúde mental, tanto quanto com a saúde física. Não apenas quando já se tem a doença, mas para a gente também se preocupar em prevenir.”

Existem estratégias básicas para que possa prevenir doenças psicológicas. É importante sempre lembrar do equilíbrio de pensamentos, de emoções e comportamentos. Raquel Corrêa, psicóloga do Abraço à Vida, dá algumas dicas de como cuidar da sua saúde mental com atos do cotidiano. “A prática de atividades físicas, estar com pessoas que a gente ama, lembrar de momentos prazerosos, ter uma alimentação saudável, e até mesmo um abraço diminui os níveis de estresse e ansiedade, e libera o hormônio da endorfina. Esses são atos simples que comprovam o bem-estar.”

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.