18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Janeiro Branco segue com programação em Camboriú

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em parceria com CAPS continua realizando diversas ações alusivas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), continua realizando diversas ações alusivas ao Janeiro Branco. Nesta quinta-feira, dia 23, será a vez das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cedro, Conde Vila Verde, Santa Regina e Taboleiro atenderem em horário estendidos, até às 21h.  

O mês foi criado para lembrar e alertar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental, por isso, o objetivo é que as ações façam refletir sobre a importância dos cuidados consigo e com os que estão ao seu redor. “Nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável e esse resultado é motivo de grande preocupação para todos que trabalham com saúde, por isso, planejamos mais um mês com ações que visam conscientizar a população como um todo sobre o assunto”, reforça a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. 

LEIA TAMBÉM:
Janeiro Branco: BC recebe evento sobre saúde mental

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As equipes do NASF e CAPS estão percorrendo as unidades de saúde do município, inclusive nos dias de horários estendidos, para levar a reflexão de o quanto os cuidados com a saúde mental são necessários e devem ser cativados durante todos os meses do ano.  

Para a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, algumas ações simples podem auxiliar nos cuidados com a saúde mental e prevenir o adoecimento, como por exemplo, alimentação saudável, atividades físicas, respeito aos limites do corpo e mente, evitar uso de drogas ou consumo abusivo de álcool, estar próximo de quem se gosta, dormir bem, permita-se ao lazer, estar aberto a aprender algo novo, buscar autoconhecimento e dizer não ao preconceito e violência também contribuem com a saúde mental.

Ações 

Equipes multidisciplinares, que conta com profissionais como: psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermagem, entre outros, estão realizando salas de espera de todas as UBSs de Camboriú. A ação consiste em realizações de palestras, bate papos, roda de conversas e distribuição de folders para quem aguarda por atendimento. No dia 28 será a vez da UBS do Rio Pequeno atender em horário estendido até às 21h. No dia 29 será a vez da unidade do Areias ter horário estendido até às 21h. Já no dia 30 a unidade do CAIC atenderá até às 21h.  

Toda a comunidade está convidada a participar da caminhada de conscientização da Saúde Mental para alertar sobre a importância dessa reflexão. A caminhada será no dia 30 de janeiro às 16hs, saindo da Secretaria de Saúde, na Policlínica até a Praça das Figueiras.

Importância da conscientização

Cresce o número de pessoas que sofrem com doenças psíquicas, como: depressão, pânico, angústia, ansiedade e outros. Dados informados pela Organização Mundial da Saúde trazem que cerca de 300 milhões de pessoas sofrem do transtorno no planeta.  O Brasil é o campeão da América Latina em casos de depressão – cerca de 5,8% da população sofre com esse mal. O país lidera uma outra estatística:  maior prevalência de ansiedade no mundo. Nos últimos 10 anos houve um crescimento de 18% dos casos.  

A psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, comenta que “é preciso que se cuide mais uns dos outros, pois os cuidados com saúde mental se estendem além do consultório e paredes de nossas casas. As minhas ações afetam aos outros e também sou afetado pelo outro”, frisando ainda que combater preconceitos e violências são formas de promover saúde mental. 

CAPS

O CAPS é o setor especializado que cuida da saúde mental de moradores de Camboriú, com transtornos graves e persistentes. Os funcionários estão à disposição para orientar e atender os pacientes com dúvidas e queixas psíquicas. Lembrando que todas as pessoas que possuam sentimentos de que precisam de ajuda devem se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, para que assim seja dado todos os encaminhamentos necessário diante da situação. 

PUBLICIDADE

Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil inicia na segunda-feira, 05

A ação segue até o dia 30 de outubro, sendo 17 de outubro o dia “D” da campanha

Coronavírus: 12 casos são registrados em Camboriú nesta terça-feira

No momento 57 pacientes encontram-se em tratamento, destes 54 estão em isolamento domiciliar
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

214,054FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!