Desde o dia 13 de maio, o município de Balneário Camboriú disponibiliza aos moradores com sintomas leves, além de profissionais sintomáticos da linha de frente, o Laboratório de Testagem. Em pouco mais de um mês de funcionamento, o local já realizou 2.741 coletas para o exame do coronavírus, em uma estrutura anexa ao Hospital Municipal Ruth Cardoso. A ampliação de testes aos sintomáticos leves tem como principal objetivo iniciar rapidamente o tratamento adequado conforme avaliação médica, além de isolar o paciente o quanto antes e evitar a contaminação de outras pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Segunda-feira com 46 novos casos de coronavírus em Balneário Camboriú
Até o momento, 1.833 exames tiveram o resultado negativo à Covid-19 e 760 foram positivos, o que corresponde a 66,4% e 27,5% respectivamente. O restante dos números representam os resultados inconclusivos (84 – 3,0%), em andamento (77 – 2,8%) e cancelados (5 – 0,2%). Vale ressaltar que o município possui um convênio com o laboratório Genolab, de Blumenau.
O exame é realizado após 24 horas da presença dos primeiros sintomas, ou seja, do segundo ao sétimo dia, por isso, é importante que a população preste atenção em qualquer alteração no organismo. Os sintomas são: irritação na garganta, coriza, tosse, dor de cabeça, indisposição física, falta de paladar, perda do olfato, dor no fundo dos olhos, conjuntivite, pressão alta repentina, febre alta, derrame ocular.
Os moradores do município que apresentam sintomas, não sendo necessário apresentar todos, devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento das Nações (R. Israel, 205 – Nações), Pronto Atendimento da Barra (R. Jardim da Saudade, 1500 – Barra) e o Centro de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus (R. Angelina, s/n – Municípios), na qual serão encaminhados para a testagem.
Aos profissionais da linha de frente que não residem em Balneário Camboriú a orientação é procurar, especificamente, a UPA das Nações. Já aqueles que moram no município devem se dirigir às UBSs mais próxima.