A Prefeitura de Balneário Camboriú, em colaboração com a Empresa Municipal de Saneamento e Água (Emasa), está prestes a atingir um marco crucial no projeto de construção do novo decantador na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Nova Esperança. A etapa de concretagem da Laje de fundo está programada para ocorrer neste sábado (26), em um passo significativo que demonstra o comprometimento em aprimorar a infraestrutura de tratamento de esgoto da cidade.
A equipe técnica da Emasa, alinhada com a administração municipal, está concentrada nos preparativos finais para a concretagem. Com rigor técnico, cada detalhe da estrutura de ferro, pesando 54,6 toneladas, foi minuciosamente checado e agora aguarda a aplicação do concreto, definindo o formato da Laje de fundo do decantador.
A iminente concretagem é um processo de grande impacto, que envolve o despejo de 440 metros cúbicos de concreto estrutural armado sobre a lage. Somado à etapa anterior de preparação, esse volume totaliza 500 metros cúbicos, equivalente a 1.250 toneladas de concreto. A Laje de fundo, com 40 cm de espessura, reforça a solidez do decantador.
Alexandre Motta, diretor técnico da Emasa, destaca a relevância do projeto para o aprimoramento do tratamento de esgoto. Além da concretagem, os planos futuros envolvem a construção das laterais do decantador, utilizando moldes de ferro. Motta também destaca que há planos para a recuperação do decantador número 03, com problemas estruturais, visando ter quatro decantadores operacionais na ETE, após a conclusão das obras.
O novo decantador, quando estiver em pleno funcionamento, promete elevar consideravelmente a eficiência do tratamento do efluente sanitário. Atualmente, com dois decantadores em operação, a ETE atinge uma média de 65% de eficácia no tratamento. Com a adição do novo decantador, espera-se um salto nesses números, contribuindo para um tratamento mais eficaz e ambientalmente consciente do esgoto.