A obra de macrodrenagem na Praia Central de Balneário Camboriú segue avançando com ritmo acelerado. Até o momento, 693 aduelas de concreto já foram assentadas, totalizando mais de 350 metros de galeria pluvial instalados. Somente na última semana, foram concluídos aproximadamente 100 metros de estrutura, com uma média de 23 metros de avanço por dia.
Na semana passada, o secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva, se reuniu com representantes da empresa responsável pela execução do projeto para tratar da recuperação da calçada danificada durante os trabalhos de instalação. Segundo ele, o objetivo é minimizar os impactos na mobilidade dos pedestres ao longo do trecho em obras.
A intervenção faz parte de um projeto de infraestrutura que tem como foco a contenção de enchentes e a melhoria do escoamento das águas pluviais no centro da cidade. Estão sendo implantadas galerias de grande porte, com o objetivo de reduzir os riscos de alagamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas.
A etapa norte contempla a instalação de 5.290 aduelas de concreto armado pré-fabricadas ao longo da orla da Praia Central. O investimento previsto nesta fase é de aproximadamente R$ 30 milhões, com conclusão estimada para o final de novembro de 2025. Já a etapa sul da macrodrenagem deve ser iniciada e concluída em 2026. Somadas, as duas etapas totalizam um investimento de R$ 53.063.765,28.