Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Mascote JACAMASA visita 3 escolas nesta semana

O JACAMASA visitou três escolas nesta semana: o CAIC Ayrton Senna da Silva, e o CEM Alfredo Domingos da Silva e o CIEP Rodesindo Pavan

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A semana do JACAMASA, o amigo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) foi de agenda cheia. Acompanhado da equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) visitou três escolas nesta semana: na quarta-feira (09) o CAIC Ayrton Senna da Silva no Bairro Municípios; e nesta quinta-feira (10) esteve pela manhã no Centro Educacional Municipal – CEM Alfredo Domingos da Silva, no São Judas e a tarde no CIEP Rodesindo Pavan, na Vila Real.

De forma dinâmica e atrativa, os operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, conversaram com os alunos sobre os recursos hídricos, o Rio Camboriú, o uso consciente da água, a importância do saneamento, e os processos do tratamento de água e esgoto na cidade. Vídeos e exemplos do dia-a-dia, reforçaram que são através das pequenas atitudes que teremos grandes mudanças. “A ideia é conscientizá-los sobre a importância de cada um fazer a sua parte, mostrando qual é o papel deles e de suas famílias no cuidado com a água que chega em suas casas, nossos rios, praias e o meio ambiente como um todo”, destaca Hilário.

Depois do aprendizado, os alunos receberam com muita empolgação o JACAMASA, que cantando e dançando sua música, convida as crianças para ajudarem a cuidar do meio ambiente. E para saber se aprenderam como podem contribuir com o jacaré, as turmas participaram de uma brincadeira com perguntas e respostas, como por exemplo: “Como economizar água em casa?” No CEM Alfredo Domingos a pergunta foi prontamente respondida pela aluna do 4º ano, Emily Vitória P. França. “Tem que fechar a torneira quando for lavar a louça e também fechar o chuveiro quando se ensaboa para gastar menos água”. Já no CIEP Rodesindo Pavan, a aluna Flávia Dorfschmidt, do 5° ano, respondeu porque não podemos jogar resíduo no vaso sanitário e na rua. “Vai causar o entupimento dos canos na rua e pode prejudicar até os vizinhos”. Pelos acertos, as crianças ganharam uma camiseta com o desenho do jacaré mais querido de BC e ainda, participaram de uma competição de dança com o JACAMASA, rendendo muita diversão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cartilha do programa com atividades para reforçar o conteúdo também foi entregue aos estudantes. Já os professores, receberam um tablet para auxiliar nas atividades artísticas, histórias, e textos que serão desenvolvidas pelos alunos sobre o tema em sala de aula, para participarem do Concurso JACAMASA. “Os alunos já estão muito interessados na produção dessas atividades, ficaram animados com a possibilidade de publicarem seus trabalhos na cartilha do ano que vem”, conta a professora do 4º ano do CIEP Rodesindo Pavan, Tamara Torrens. Os trabalhos além de estarem em uma exposição no Parque Raimundo Malta, terão selecionadas as melhores criações para serem publicadas em um livreto, que será entregue no próximo ano.

Com o intuito de conscientizar e despertar o senso de responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos, o Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMSA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e a Secretaria de Educação.


CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 TURMAS
22/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 TURMAS

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.