Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Meteoro fireball é visto cruzando o céu de Balneário Camboriú

O brilhante meteoro alcançou uma magnitude aproximada de -4.1, semelhante à magnitude do planeta Vênus

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na serena noite de segunda-feira, 11 de março, um espetáculo cósmico surpreendeu os moradores de Balneário Camboriú e região, quando uma deslumbrante luz verde cortou o céu, deixando um rastro de mistério e fascínio. Este fenômeno, mais tarde identificado como um meteoro fireball pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

A editora desta matéria presenciou a cena e, movida pela curiosidade, buscou mais informações. Relata sua experiência: “Eu já havia visto estrelas cadentes antes, mas desta vez foi completamente diferente. Estava olhando pela janela do meu quarto quando vi uma luz verde caindo perto de um prédio na rua de trás. Foi como se a luz estivesse prestes a cair bem na minha frente e, de repente, desapareceu. Tudo aconteceu muito rápido, mas foi impactante. A luz verde era tão nítida e bem definida, e tinha a impressão de que estava caindo em linha reta na minha direção.”

Após compartilhar sua experiência, outros moradores de Balneário Camboriú também relataram ter visto a luz verde. Danilo Santos, residente da região, descreveu seu avistamento: “Eu vi da janela da Rua Chile, no bairro das Nações. Estava deitado ao lado da janela quando um clarão passou rapidamente; não consegui identificar a cor.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, a luz verde despertou suspeitas em alguns observadores. Simone Juchem, moradora do bairro dos Municípios, chegou a pensar que poderia ser um drone: “Eu também vi aqui na Rua Biguaçu, esquina com a 6ª Avenida! Achei até que poderia ser um drone me espionando.”

Outros moradores de Camboriú compartilharam suas observações detalhadas do fenômeno. Sameire Francine, que testemunhou o evento, descreveu: “Eu vi! Estava no bairro Tabuleiro com meu marido por volta da meia-noite. Foi muito rápido, meio azulado esverdeado. Falei pro meu marido ‘tu viu?’, ele disse ‘vi, meu Deus, o que será que era?’. Ficamos impressionados.”

Lucas Nascimento, também residente de Camboriú, relatou uma visão intrigante no bairro Areias, próximo ao condomínio Caledônia: “Eu vi várias cores nesse feixe; a esfera na ponta era azul e o feixe atrás era amarelo, e depois sumiu entre os telhados e árvores, e então eu o vi andando em direção horizontal.” Expressando sua perplexidade diante do fenômeno, Lucas comentou: “Pra mim, está entre anjos, aliens ou essas novas tecnologias que são testadas sem aviso.”

Diante do interesse gerado pelo avistamento, a busca por informações sobre o fenômeno levou à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), que confirmou a natureza do evento. O meteoro Fireball foi registrado às 23h49 da segunda-feira, 11 de março, com queda na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina. O brilhante meteoro alcançou uma magnitude aproximada de -4.1, semelhante à magnitude do planeta Vênus. O tempo total da queda foi de aproximadamente 2 segundos.

Para obter mais insights sobre o fenômeno, foi realizada uma entrevista com o astrofotógrafo e caçador de tempestades Gabriel Zaparolli, operador da BRAMON. Zaparolli explicou que, devido à magnitude semelhante à de Vênus, a queda desse tipo de meteoro não é tão comum. Embora já tenha observado fireballs e até bólidos em suas saídas para astrofotografias, na noite de segunda-feira, Zaparolli estava viajando sentido Praia Grande, em Santa Catarina, e deu azar de o céu estar nublado, o que impediu a visão da passagem do Fireball. Felizmente, sua estação, a GZT2/RS, localizada em Torres, no Rio Grande do Sul, capturou imagens da queda. “A estação fica normalmente ativa 24 horas por dia, gravando o céu e à espera da ação de meteoros tanto de dia quanto de noite”, explicou Zaparolli.

Curiosamente, um morador de Camboriú, operador da BRAMON, entrou em contato com a editora explicando que possui uma estação localizada em Florianópolis. Alexandre Fernandes Moro relatou que, embora não tenha presenciado a queda, sua estação, a AFM/SC, captou imagens do fenômeno. Ele comentou que as quedas de Fireballs não são raras, mas que ultimamente têm sido menos frequentes. Outra Estação da BRAMON, a CFJ/RS, localizada em Taquara, no Rio Grande do Sul, também captou imagens do evento. Apesar dos esforços durante toda está terça-feira, não conseguimos obter imagens diretas do Fireball sobre Balneário Camboriú, mas as capturas das estações da BRAMON oferecem uma visão valiosa desse intrigante evento celeste que iluminou a noite, trazendo tanto admiração quanto questionamentos sobre os vastos mistérios do universo.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.