Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú ganhará mais uma arte urbana

A pintura mural “Acolher é a Arte de Recomeçar”, está sendo produzida na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI-BC)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Balneário Camboriú conta com mais uma arte urbana que fará parte do Museu a Céu Aberto (MCA). A pintura mural “Acolher é a Arte de Recomeçar”, que está sendo produzida na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI-BC), vai ser inaugurada oficialmente em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Com diferentes cores e elementos botânicos, a obra embeleza o muro da delegacia, e em breve, a fachada lateral. O objetivo é democratizar o acesso à arte e cultura, além de ressignificar a paisagem da delegacia, que tem o papel de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Idealizado pelo movimento Open Street Gallery, o projeto do mural tem parceria da DPCAMI e da Fundação Cultural, a qual administra o Museu a Céu Aberto. Estão envolvidos na pintura artistas locais. Responsáveis pela execução do mural, Carol Meirelles, Juliana Fochesato e Vanessa Lima estão transformando o local em um ambiente mais acolhedor com suas artes.

As cores da obra são alegres, em tons que usualmente transmitem calma, aconchego, quebrando o cinza que antes era predominante. Conforme Carol Meirelles, os elementos botânicos da pintura visam lembrar as pessoas de que tudo é um ciclo, com começo, meio e fim, e que o fim pode se tornar um recomeço. “Pra mim, esse trabalho é muito sobre acolhimento. Nos dias que começamos a pintar o muro, vimos algumas mulheres chegando sozinhas ou acompanhadas de amigas e familiares, todas elas muito tristes, bravas ou até chorando. Automaticamente, vem uma vontade de abraçar essas mulheres, de reafirmar o valor que elas têm, mas não queremos e nem podemos ser invasivas nesse momento, por isso, o sentimento de traduzir essa arte como um abraço”, diz Carol, artista muralista com especialidade em arte botânica e orgânica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Durante a execução da obra, percebi o imediato poder da arte sobre as pessoas, pode ser um olhar muito rápido, um balançar da cabeça, a troca de palavras com a comunidade local ou alguns que até de dentro do carro cumprimentaram positivamente a ação”, conta Vanessa Lima, artista e ilustradora que cresceu usando o desenho como abstração terapêutica.

A DPCAMI-BC está localizada na Avenida Marginal Oeste, s/n, no Bairro dos Municípios.

MCA tem 300 obras catalogadas

Criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634, o Museu a Céu Aberto contém grafites, murais, esculturas, estátuas e monumentos. São 300 obras mapeadas, que podem ser observadas em um passeio pelas ruas da cidade. Inaugurado em setembro do mesmo ano, o MCA tem como proposta proporcionar experiências de arte e cultura em todos os cantos do município.

Administrado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o MCA rompe com as visões clássicas do museu. É um museu de território, com obras mantidas no seu contexto original, fazendo parte do cotidiano das pessoas. No fim de 2022, passou a integrar o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina.

As obras catalogadas podem ser encontradas por meio do link https://culturabc.com.br/museu. A população pode colaborar com o MCA, indicando obras ao ar livre no formulário disponível no site do museu.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.