Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

NASF de Camboriú intensifica as ações de amamentação no Agosto Dourado

No ano de 2018, o município registrou 1.438 acompanhamentos a gestante

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Mais ações marcam o Agosto Dourado em Camboriú. Esta semana, foi a vez das unidades dos bairros Monte Alegre, Areias, Cedro e Centro receberem as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que intensificaram as atividades de educação em saúde com as gestantes, reforçando a importância do Aleitamento Materno.

“Nossas equipes atuam constantemente nas unidades da rede, mas em alusão ao Agosto Dourado, diversas ações pontuais estão acontecendo. Por meio da campanha para empoderar familiares e incentivar a amamentação das gestantes, focamos conscientizar sobre a importância do leite materno nos primeiros meses de vida do bebê”, ressaltou a secretária de Saúde, Elisama Freitas.

 Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Margareth Cadore, o aleitamento materno previne doenças e reduz expressivamente a mortalidade infantil, podendo ser fonte complementar de alimento até os dois anos de vida da criança. “Nos primeiros seis meses de vida do bebê o protocolo é priorizar o leite materno. Os números de atendimentos as gestantes, registrados pela Secretaria de Saúde, mostram que ações como estas precisam ser intensificadas, pois mesmo tendo muita informação disponível, de forma geral em diversos meios de comunicação, ainda há quem não tenha acesso”, explicou ela.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No ano de 2018, o município registrou 1.438 acompanhamentos a gestantes, sendo que 15% desses números são adolescentes entre 10 a 19 anos de idade. “Às vezes são informações simples, como por exemplo, postura na hora da amamentação, formato do bico do seio, métodos de estímulos, higiene e dieta da gestante que podem fazer toda a diferença na hora em que a mãe opta em driblar os desafios apresentados no início da maternidade e continuar persistindo, em oferecer leite materno ao seu bebê”, salientou Margarete. A saúde bucal também recebe um espaço especial nas ações do NASF, por isso, a coordenadora do setor, dra Fabiana de Souza, frisou a importância do pré-natal odontológico.

“Algumas gestantes acabam se equivocando, com informações desencontradas, e evitam cuidar de sua saúde bucal no período de gestação, o que é um erro. É importante dizer que tanto a gestante, como o bebê em seu primeiro mês de vida, devem ter um acompanhamento especial de um profissional da saúde bucal”, enfatizou. Os eventos realizados contaram com palestras e distribuições de material de apoio. Durante o decorrer do mês de agosto novas ações serão realizadas, em outras unidade do município, visando conscientizar a importância do aleitamento materno.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.