A Prefeitura de Balneário Camboriú deu início a uma nova estratégia de enfrentamento à situação de moradores de rua no município. A Operação Resgate a Vida BC, realizada na noite de sexta-feira (14), reuniu equipes da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, da Guarda Municipal, da Polícia Militar de Santa Catarina e do Conselho Tutelar para identificar, abordar e oferecer encaminhamentos para pessoas que vivem nas ruas da cidade.
Nesta primeira ação, 20 pessoas foram abordadas, e sete aceitaram acolhimento. Cinco delas foram levadas para a Casa de Passagem, onde iniciaram o processo de reintegração social e planejamento para retorno às cidades de origem. Outras duas optaram por ingressar em tratamento especializado contra a dependência química.
A operação foi realizada em três pontos estratégicos, escolhidos pelo alto índice de ocupação por moradores de rua:
- Ponte Altamiro Domingos Castilho, na divisa entre Balneário Camboriú e Camboriú;
- Ponte sobre a Rua 3700;
- Marginal Leste, próximo à Avenida do Estado.
Além de oferecer acolhimento e reintegração, a ação também visa reduzir os impactos da presença de moradores de rua no espaço público, minimizando problemas como insegurança e desordem urbana. As equipes da Guarda Municipal e da PM também monitoram possíveis ocorrências criminais e identificam indivíduos com pendências judiciais.
Segundo a Prefeitura, a operação terá continuidade semanalmente, com novas abordagens e encaminhamentos. A proposta é garantir que a cidade tenha uma abordagem humanizada, mas firme, para lidar com o problema de moradores em situação de rua, equilibrando a necessidade de assistência social com o ordenamento urbano.