Nesta terça-feira (11), a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) executará a interligação em uma das adutoras, localizadas no trajeto do Elevado da 4ª Avenida. Com isso, será necessário interromper o abastecimento pelo Reservatório R1 a partir das 6h, podendo ocorrer baixa pressão ou faltar água no Centro e nos bairros dos Estados, das Nações, Pioneiros, Ariribá e Praia dos Amores. A previsão de conclusão do serviço e reabertura do reservatório é a partir das 20h.
Trânsito desviado
Em função dessa intervenção a partir das 8h, o trânsito na Avenida do Estado – sentido Itajaí – estará com o atual desvio pela Rua 290 interditado, sendo o tráfego de veículos desviado pela Rua 200, acessando a 3ª Avenida e retornando para a Av. do Estado.
“Nesta etapa executaremos a interligação da adutora de 400mm e se tudo ocorrer conforme o planejado, na próxima semana faremos a interligação da outra adutora de 700mm”, menciona o engenheiro Sanitarista do departamento de Manutenção de Água da EMASA, Felippo Ferreira Brognoli.
As redes adutoras interligam a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao reservatório R1, que abastece a região Central da cidade. A obra consiste em executar duas novas adutoras – uma DN 400 e outra DN 700 – para substituir as existentes, que estão no trecho da pista que será rebaixada. A execução ocorre conforme os trechos são liberados pela Secretaria do Planejamento, até o assentamento total de rede e a interligação final das adutoras.
Sobre a obra do Elevado
O Elevado da Quarta Avenida terá quatro pistas para o trânsito de veículos, ciclovia protegida, calçadas com acessibilidade e uma área de urbanização com 15 mil m² em seu entorno. Nesta área urbanizada haverá itens de lazer como dog park, espaço para ginástica, parquinho infantil, praça e paisagismo, além de possuir mobiliários urbanos e iluminação com sistema de led.
A obra vai melhorar o trânsito no local e acabar com o congestionamento na rótula atual, que faz a ligação entre Avenida do Estado e a 4ª Avenida. Este Elevado, somado à Avenida Panorâmica, e mais o conjunto de obras do Binário Sul, trará um importante avanço para a mobilidade urbana da cidade.