Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Operação acolhe moradores de rua em BC; 27 foram internados, 30 retornam para casa e 32 voltaram para rua

Todos passaram por acolhimento médico, psicológico, fizeram uma refeição e tiveram uma palestra sobre os malefícios da dependência química, com o secretário Castanheira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Uma operação de acolhimento de pessoas em situação de rua foi realizada nos bairros das Nações, Estados e no centro de Balneário Camboriú, na manhã desta terça-feira (12), pela Abordagem Social, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Guarda Municipal.

No total a ação abordou 89 moradores de rua enviados que estão sendo monitorados pela Guarda Municipal. Todos foram encaminhadas para o Centro de Convivência na Rua Itália, onde passaram por acolhimento médico, psicológico, fizeram uma refeição e tiveram uma palestra sobre os malefícios da dependência química, com o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira.

Ao fim da palestra, 27 moradores de rua aceitaram ajuda e foram internados em clínica de reabilitação, 30 não aceitaram ajuda e resolveram retornar para suas casas e 32 decidiram retornar paras as ruas de Balneário Camboriú e segundo o secretário de segurança, continuaram sendo monitoradas pela GM.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Precisamos olhar para essas pessoas, dando o acolhimento e as opções de elas retomarem uma vida com dignidade, oferecendo a internação e a chance de se reaproximar de suas famílias. Balneário fortalecerá isso, por esse motivo, reforçamos a necessidade de não dar esmola, para não manter essas pessoas na rua”, explica Castanheira.

O presidente do Conselho de Segurança do Bairro Centro de Florianópolis, Rodrigo Marques, acompanhou essa ação de perto. “Balneário Camboriú é referência em abordagem e acolhimento de pessoas em situação de Rua, para outras cidades de Santa Catarina. Existe uma estrutura que poucas cidades maiores tem, para este tipo de situação”, pontuou Rodrigo.

Balanço 2022

De janeiro a março deste ano, 100 pessoas já foram internadas em centros terapêuticos e 300 ganharam passagens rodoviárias para cidade de origem junto à família.

A Abordagem Social, programa da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, faz acolhimento de pessoas em vulnerabilidade em todos os bairros da cidade, 24 horas por dia, e atende no WhatsApp (47) 98839-7075 ou no telefone (47) 3267-7156. É possível solicitar abrigo na Casa de Passagem, que fica localizada na BR-101, km 130 – Bairro Várzea do Ranchinho, ou na sede da Secretaria na Rua Rua Itália, nº 1059.

Como funciona o acolhimento?

Primeiro, equipes da Abordagem Social circulam todos os bairros de Balneário Camboriú com vans e motos, procurando pessoas em situação de rua para fazer o acolhimento. Em seguida, caso consentido, fazem o encaminhamento para a Casa de Passagem, onde a pessoa acolhida receberá banho, roupa e alimento. Depois de se recuperar, ela é conduzida para a assistência social, que pode encaminhá-la para três vertentes: Sistema Municipal de Emprego (SIME), retorno para casa de origem com vínculo familiar ou internação em clínicas terapêuticas.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.