Desde a sexta-feira, 14, o 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) desencadeou a Operação Trânsito Sem Ruído, em Balneário Camboriú, com o objetivo de intensificar a fiscalização de veículos com escapamentos modificados que provocam extremo ruído e danos à saúde pública.
A alteração do escapamento, com a retirada do silenciador, é uma prática realizada para aumentar os efeitos sonoros produzidos pelo veículo automotor, que no momento da aceleração, pode emitir ruído acima de 115 decibéis.
Tal alteração, além de ser uma infração de trânsito de natureza grave, é danosa à saúde, principalmente de pessoas idosas, crianças autistas, recém nascidos e cães.
A operação se estenderá ao longo de todo o final de semana, por meio de barreiras policiais simultâneas e em locais variados.
“São muitas as reclamações da população com esses veículos barulhentos. Estamos fazendo nossa parte, orientando e fiscalizando, mas também é importante que os condutores de veículo automotor não realizem tal alteração no sistema de escapamento, pois além de ser uma prática ilegal, é extremamente danosa para a saúde e tranquilidade pública”, afirmou o comandante do 12° BPM, Tenente Coronel Daniel Nunes.
Que essa operação sobre a poluição sonora que a Polícia Militar está fazendo sobre as motos e etc. Sejam feita na Capital e em todo o Estado de SC.
Parabéns à Polícia Militar!
Moro no bairro Pioneiros e há muito tempo não conseguia dormir à noite. Motos e automóveis disputando corrida, homens abomináveis se exibindo,… Tudo acontecia.
Sou idosa e fiquei com medo de sair à noite.
No prédio, crianças acordavam e choravam à noite toda
Um caos !
Por favor, continuem nos protegendo, srs. Militaires!