Nesta quinta-feira (13), a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, por meio do 12º BPM e 1º BPM, em ação conjunta com a Polícia Militar do Estado do Paraná, realizaram a Operação Enoch.
A Operação Enoch iniciou através de ações realizadas pelo 1º Comando Regional de Polícia Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná (1º CRPM), para combater organização criminosa que promovia o tráfico de drogas na região sul da capital paranaense e que se expandiu para alguns municípios do Estado de Santa Catarina, dentre eles, Itapema e Itajaí.
De acordo com o levantamento realizado pela Polícia Militar, a liderança do grupo criminoso residia em imóveis de alto padrão, no Estado de Santa Catarina, e utilizava carros de luxo (sendo um deles blindado) e mantinha os pontos de tráfico de drogas em Curitiba/PR.
No dia de hoje, houve o cumprimento de cinco Mandados de Busca e Apreensão e um Mandado de Prisão em Santa Catarina, sendo três Mandados de Busca e Apreensão no Município de Itapema, nos bairros Meia-Praia e Morretes e dois em Itajaí, nos Bairros da Ressacada e Praia Brava.
Além disso, em Itajaí foi cumprido um Mandado de Prisão, sendo preso um homem de 27 anos, apontado como sendo o chefe da organização criminosa, que, no momento da prisão, portava documento de identidade falso. Em Itapema, além dos Mandados de Busca e Apreensão cumpridos, também foi apreendida certa quantia de substâncias ilícitas (skank e lança-perfume).
Concomitante à Operação realizada no Estado de Santa Catarina, Mandados de Busca e Apreensão e Mandados de Prisão foram cumpridos na capital paranaense, com a prisão de 15 agentes criminosos, apreensão de grande quantidade de drogas, armas, dentre elas um fuzil 556, com 3 carregadores, diversas munições, 5 automóveis e mais de R$ 100.000,00 em dinheiro proveniente do tráfico.