No início da semana, a Prefeitura de Balneário Camboriú publicou um comunicado sobre o retorno às aulas, ressaltando a importância da hidratação para evitar problemas de saúde durante a onda de calor. Porém, pouco depois da divulgação, começaram a surgir diversas denúncias de pais e responsáveis sobre a falta de ar-condicionado e ventilação nas escolas municipais, além de crianças sendo expostas ao sol na espera pela abertura dos portões.
As reclamações se multiplicaram nas redes sociais. No bairro das Nações, na Escola Antônio Lúcio, Paula Babieri Fontoura criticou o tempo de espera ao sol. “O portão só abre às 13h30, e muitas crianças precisam chegar antes. Dentro do pátio há várias sombras, mas elas ficam do lado de fora. É um absurdo.”
Além do calor insuportável dentro das salas de aula, a alimentação escolar também foi alvo de críticas. “Na Escola Antônio Lúcio, minha filha contou que só tinha bolacha salgada quebrada no lanche”, relatou Tatiani Rosa.
Enquanto a prefeitura recomendava apenas que os alunos se hidratassem, mães como Ana Kross denunciaram a superlotação e a falta de ventilação nos espaços. “A sala do meu filho tem dois ar-condicionados, mas ambos estão quebrados. Resolveram colocar as crianças em um espaço do tamanho de um banheiro.”
A prefeitura ainda não respondeu oficialmente às denúncias, mas a situação gerou indignação entre pais e responsáveis, que agora cobram ações imediatas para garantir melhores condições na rede municipal de ensino.