Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Palestra-concerto abordará a relação da música eletroacústica com o audiovisual

O terceiro encontro do ciclo de palestras e concertos sobre música eletroacústica vai ser na segunda-feira (3), às 19h, na Biblioteca Municipal Machado de Assis

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

O terceiro encontro do ciclo de palestras e concertos sobre música eletroacústica vai ser na segunda-feira (3), às 19h, na Biblioteca Municipal Machado de Assis. O tema é “A música eletroacústica para o audiovisual”. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não requer experiência musical prévia, nem a participação nos encontros anteriores.

O projeto de ciclos de palestra-concerto é do compositor Fliblio Ferreira e começou em novembro de 2019. A música eletroacústica é feita por meio de manipulação da gravação sonora e da geração de sons eletrônicos. Na palestra-concerto desta segunda-feira, será evidenciada a relação da música eletroacústica com o vídeo. De acordo com Fliblio, serão demonstradas algumas das formas em que ela é utilizada no contexto audiovisual em geral e, em especial, no cinema.

LEIA TAMBÉM:
PoloTech: ideias, projetos e eventos unificam BC e 3 municípios do Vale do Itajaí

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O intuito do evento é proporcionar conhecimento sobre esse universo musical. Conforme o compositor, na palestra-concerto, as escutas são intercaladas por momentos de explanações e exemplificações mais duradouras que em um concerto comentado tradicional. Ela é destinada ao público em geral, apreciadores de arte e cultura, músicos e estudantes de música, produtores e demais interessados em música e tecnologia.

Nos primeiros encontros, foram abordados o surgimento da música eletroacústica na Europa e no Brasil, em 4 de novembro, e o uso do espaço acústico para a composição musical, em 2 de dezembro. Mais dois encontros estão previstos até abril de 2020 (confira a programação abaixo).


Próximos encontros do projeto na Biblioteca Municipal

02/03/2020 – 19h: Tema: Música eletroacústica mista
06/04/2020 – 19h: Tema: Eletroacústica em seus usos comerciais


Sobre o palestrante

Vencedor do Prêmio Funarte de Composição Clássica e do Prêmio Nacional de Composição Música Hoje, entre outros prêmios de composição erudita do país, Fliblio Ferreira graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, ambos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ele especializou em Análise Musical pela EMBAP e é mestre em música e tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O compositor participou de inúmeros cursos e festivais internacionais,como o Festival Internacional de Campos do Jordão (2006 e 2008) e o curso de Film Scoring, da Berklee College of Music (2016). Entre a produção do artista estão obras para as mais diversas formações instrumentais de música popular e de música de concerto, desde músicas solo até obras para grande orquestra. Atualmente, Fliblio é doutorando em Música e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Membro da Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha.

Agende-se

O que: Ciclo de Palestras e Concertos Sobre Música Eletroacústica

Quando:
 Segunda-feira (3), às 19h

Onde: Biblioteca Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, 1325, esquina com a Rua 2500, Centro de Balneário Camboriú)

Quanto: gratuito

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.