O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta conta com um corredor de plantas com potencial de atrair abelhas. O plantio foi concluído na segunda-feira (16) e faz parte das atividades comemorativas ao Dia da Árvore (21 de Setembro).
Com o corredor, composto por 14 árvores, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) pretende criar um local adequado para esses insetos viverem e se reproduzirem e, assim, auxiliar no processo de polinização.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os polinizadores estão sob ameaça, e o volume deles está caindo em razão das atividades humanas, como o uso massivo de agrotóxicos. As abelhas, com outros insetos e animais, são responsáveis pela polinização de mais de 75% das principais culturas alimentares do planeta.
O corredor fica no pomar, próximo ao estacionamento do Parque. Foram plantadas as espécies quaresmeira, ingá-macaco, ingá-feijão, guabiju, uvaia e araçá, conforme o engenheiro florestal Denis Gleich.
A ação visa atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), principalmente os objetivos 13 (Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos) e 15 (Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres).