Pescadores da Praia do Pinho realizaram um lanço de tainha histórico nesta semana, capturando um total de 11 mil tainhas na quarta-feira, 12. Este feito é considerado o maior lanço registrado na cidade na safra 2024.
No total, os pescadores precisaram passar três redes para dar conta de tanto peixe. A conquista foi motivo de celebração entre os pescadores, que contaram com o apoio de colegas de outros ranchos, como os da Praia Central, para ajudar no cerco. Além disso, a comunidade local também participou ativamente, ajudando no arrasto, na contagem e na limpeza dos peixes.
Apesar deste sucesso, a Praia do Pinho é a que mais sofre com a falta de infraestrutura. Após a polêmica em torno do rancho construído pelos pescadores e derrubado pela prefeitura na safra de 2023, os pescadores e a comunidade local continuam lutando pelo direito de um rancho definitivo. Além da prefeitura ter derrubado o rancho, os pescadores teriam sido multados em 36 mil reais pela construção do rancho considerado ilegal pela prefeitura.
A Temporada de Pesca da Tainha começou no dia 1º de maio e vai até 31 de julho. Durante a temporada, é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas na orla das praias. Também não é permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além da utilização de cilibrim e fisgas.