A Prefeitura de Balneário Camboriú é referência no estado em atendimento de qualidade no ambulatório de Neurologia. Durante os dias 7 a 10 de junho, ocorreu em Florianópolis o ‘Brain, Behavior and Emotions 2023”, congresso internacional que busca soluções para o tratamento das doenças mentais e neurodegenerativas. O município, em parceria com alunos de medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebeu o prêmio “Jovem pesquisador “.
A pesquisa vencedora do prêmio, intitulada “Perfil epidemiológico de pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer no serviço público de Neurogeriatria em uma cidade no sul do Brasil”, foi realizada no Núcleo de Atenção ao Idoso de Balneário Camboriú. O projeto e o atendimento aos pacientes foram desenvolvidos pelos acadêmicos Matheus Gonçalves Porto, Gabriela Vequi, Bruno Luiz Rodrigues, Rafael Bertoldi Torres, com a orientação e monitoramento do Dr. Marcelo Zalli, responsável pelo Ambulatório de Neurologia da cidade. A pesquisa também contou com a colaboração de Amanda Aquino Pereira e Ana Flávia Barni.
Ao todo, foram avaliados 742 prontuários de idosos com síndrome demencial. Cerca de 64,95% tinham diagnóstico de doença de Alzheimer, 16,98% de demência vascular,
4,85% de demência mista, 8,89% de demência relacionada ao parkinsonismo, 3,09% de
demência frontotemporal e 1,21% tinham outras demências ou não tinham diagnóstico confirmado.
Além disso, no Brain 2023, os profissionais do projeto receberam uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido. No total, já são quatro prêmios jovens pesquisadores, todos eles promovidos pelos alunos da Univali com as pesquisas desenvolvidas no município.
O Ambulatório de Neurologia fica localizado no Centro Municipal de Diagnose e Imagem, na Rua Angelina, anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.