Nesta segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde realizou na Unidade Básica de Saúde Central ações em comemoração ao Dia Nacional da Saúde buscando conscientizar a população sobre promoção e prevenção da saúde.
“Quando a pessoa tem a sua própria autonomia e sabe fazer a sua própria promoção de saúde, ela vai passar para o outro. O intuito é promover esta troca de experiência e conhecimento”, diz a diretora de divisão de saúde, Susany Olibone.
Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas com os atendimentos
Profissionais do Hospital Municipal Ruth Cardoso estiveram presentes para orientar a população sobre a doação de órgãos. “É importante levar conhecimento às pessoas. Os pacientes devem avisar os familiares se são doadores de órgãos e estamos aqui para orientar também sobre os casos que podem doar órgãos ou não”, afirma a enfermeira e coordenadora do centro cirúrgico do hospital, Fabiana Ferreira de Abreu de Souza.
Durante o dia, 40 testes rápidos foram disponibilizados pelo Centro de Testagem e Diagnóstico, além de 55 aferições de pressão arterial. A Vigilância Epidemiológica realizou orientações e disponibilizou vacinas de febre amarela e sarampo. A população também pode verificar a glicemia, ser orientada sobre saúde alimentar e bucal.