Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

População de BC recebe capacitação de ressuscitação cardiopulmonar

O RCP Day ocorreu nesta quinta-feira (22), no Balneário Shopping

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

“Suas mãos podem salvar uma vida”. Este é o lema do evento RCP Day, que ocorreu nesta quinta-feira (22), no Balneário Shopping, pela primeira vez em Santa Catarina. O evento é internacional e foi promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e SAMU. Reuniu cerca de cem profissionais da área da saúde e segurança pública, com o propósito de capacitar a população para procedimentos de ressuscitação cardiorrespiratória.

RCP significa ressuscitação cardiopulmonar, uma contração a partir da força física, mediada por algum especialista ou leigo, que é interposta no peito do paciente, fazendo de forma artificial o batimento cardíaco. “A necessidade desta capacitação é treinar a população a reanimar de forma mais precisa e qualificada a execução das compressões cardíacas até a chegada da equipe de emergência”, explica o coordenador do SAMU de Balneário Camboriú, Maicon Flores Jaques.

“É comprovado tecnicamente que quando um ato de socorro, é iniciado imediatamente a sobrevivência deste paciente aumenta. As mãos salvam vidas e nosso objetivo é levar isso para a população, capacitá-los”, declara a Secretária de Saúde, Andressa Hadad.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, o evento vai além da capacitação em primeiros socorros, “O RCP Day ensina as técnicas para salvar vidas, mas, acima de tudo, ensina a maior técnica que temos: a solidariedade”, afirma.

Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu em Santa Catarina. “Tivemos a oportunidade de fazer com que a população viesse até o espaço e aprendesse a ajudar a salvar vidas. Então, é um propósito que ficamos muito felizes em poder contribuir”, observa a superintendente do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso.

O público presente recebeu orientações dos profissionais do SAMU e realizou os procedimentos de primeiros socorros, nos manequins disponíveis, com a ajuda de acadêmicos de enfermagem e medicina das universidades Uniavan, Unisociesc, e Univali. “Eu acredito que capacitar a população pode ajudar a salvar muitas vidas e nos orienta a manter a calma em uma emergência, fazer a ligação e até ajudar o trabalho dos profissionais com a realização dos procedimentos de ressuscitação”, relata a participante, Kamila Almeida Pessoa.

Além das capacitações, viaturas oficiais e aeronaves, estiveram expostas no estacionamento do shopping, dentre Forças Policiais, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e SAMU. O público pode apreciar o pouso do helicóptero Águia, da polícia militar e do Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e ver de perto as equipes de K9 da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.