Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Praia Central de Balneário Camboriú está em 45º lugar no ‘Ranking de Mejores Playas 2023’

O relatório de avaliação é feito com 59 praias de dez países da América Latina; no total, 5 praias de BC estão no ranking

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Cinco praias de Balneário Camboriú estão entre as melhores da América Latina, segundo um relatório de avaliação do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas e Grupo de Investigación en Sistemas Costeros.

No “Ranking de Mejores Playas 2023”, com 59 praias de dez países da América Latina, a Praia do Estaleiro está na 23º posição. Logo atrás, no 24º lugar, vem a Praia do Buraco (ou do Coco). Também estão na lista a Praia de Taquaras (33º), Praia Central (45º) e Praia do Canto, conhecida como Prainha, (51º). Já no ranking por tipo de praia, Estaleiro aparece na 9ª posição entre as de povoado, ou seja, aquelas localizadas fora do entorno urbano principal e associadas a uma população pequena (saiba mais sobre os tipos no fim do texto).

Além das cinco, somente outra praia catarinense está no ranking geral. É a Praia Brava, de Itajaí, na 38ª posição. Quatro das balneocamboriuenses estão na frente de Copacabana (47ª), no Rio de Janeiro, uma das praias mais famosas do mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para elaborar o relatório de avaliação, pesquisadores fizeram, inicialmente, uma revisão crítica de mais de 70 sites que publicam ranking de praias. Eles constataram que a grande maioria dos sites não segue sistemas tecnicamente rigorosos e sim responde às opiniões dos frequentadores e critérios dos editores, quase sempre carregados de subjetividade. No estudo em questão, divulgado em 8 de junho, as praias foram analisadas como ecossistemas costeiros, e os pesquisadores guiaram-se por critérios como proteção, conservação, lazer e saúde.

Participaram da avaliação 28 pesquisadores, entre doutores, mestres e especialistas, que atuam em áreas como Química, Ciências Naturais, Engenharia, Biologia, Turismo, Oceanografia, Geografia e Gestão Costeira em diferentes países da América Latina. Coordenaram o trabalho Elaine B. de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Camilo M. Botero, do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas e Grupo de Investigación en Sistemas Costeros. O estudo completo está publicado no site https://www.cifplayas.org/.

Tipos de praia

Praia Urbana: Localizada dentro ou próxima à área urbana e, geralmente, aberta livremente ao público; Serviços públicos bem estabelecidos, como escolas primárias, centros religiosos, bancos, correios, cibercafés e uma área comercial central bem definida; Atividades comerciais como pesca, navegação, portos e marinas; Fácil e gratuito acesso à praia.

Praia de Povoado: Localizada fora do entorno urbano principal e associada a uma população pequena, mas permanente, refletindo o acesso a serviços comunitários organizados, mas em pequena escala, como escolas, centros religiosos, lojas; É possível chegar de transporte público ou privado. É frequentada ​principalmente em meses de verão.

Praia Rural: Localizada fora do meio urbano/povoado; não facilmente acessível por transporte público e praticamente sem infraestrutura; tem pouco ou nenhum desenvolvimento à beira-mar, mas pode ter algumas casas; Os frequentadores dessas praias valorizam-nas pela tranquilidade e qualidades naturais.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.