18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Praias de Bal. Camboriú conquistam excelência em balneabilidade

A água do mar na Praia Central, Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, se enquadram na classificação excelente do Conselho Nacional do Meio Ambiente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

Boas notícias marcam o início de 2020 para moradores e turistas de Balneário Camboriú, principalmente àqueles que frequentam as praias da cidade. Com a coleta realizada na última segunda-feira (30/12) pelo Freitag Laboratórios Ltda, indicando todos os 15 pontos analisados como próprios para o banho, a água do mar na Praia Central, Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, se enquadram na classificação excelente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Isso porque, a Resolução 247/2000 do Conama considera as águas próprias para o banho como excelente, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por l00 mililitros. Em Balneário Camboriú, todos os 15 pontos analisados pelo Município se enquadram nesta classificação: Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e à Escola Municipal), Laranjeiras, frente a Rua 4009 – Pontal Sul, Rua 4000, Rua 3500, Rua 3000, Rua 2500, Rua 2000, Rua 1400, Rua 51, Rua 1001, Pontal Norte.

A partir desta semana até o início de março, as coletas passam a ser três vezes por semana. “Por ser uma cidade turística, Balneário Camboriú precisa ter o acompanhamento da balneabilidade com mais frequência, principalmente na temporada de verão”, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O resultado positivo na balneabilidade das praias, se dá ao constante trabalho no cuidado com as águas do mar e rios, intensificado desde 2018 com ações do Governo Municipal por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos.

“Seguimos avançando no compromisso com o meio ambiente e nossas águas. Atualmente Balneário Camboriú possui 95% de rede coletora implementada, sendo uma das cidades mais saneada do Estado e do país. Intensificamos a fiscalização das ligações irregulares pelo Programa Se Liga na Rede com mais de 53 mil vistorias realizadas, contribuindo para a regularização dos imóveis, além do rigor na legislação e multas severas aos poluidores. Destacamos ainda, outro fator que contribuiu com a conquista de águas limpas nas praias, que foi a efetivação do novo emissário, contribuindo significativamente para que não ocorressem extravasamentos na região Norte, assim como a obra do Molhe do Pontal Norte, que além de ser um novo ponto turístico auxiliou na balneabilidade de um ponto historicamente problemático”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira, mencionando ainda as ações de educação ambiental como o Programa Praia Limpa e Recicla BC.

Lagoa de Taquaras

A única exceção na questão de balneabilidade é a Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras, que ainda permanece imprópria e possui um monitoramento específico realizado quinzenalmente pelo laboratório Beckhauser & Barros – também credenciado no IMA e acreditado no Inmetro. Desde a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Taquaras em fevereiro de 2019, alguns parâmetros já apresentaram melhoras, porém, ainda está imprópria e o monitoramento segue nos próximos meses para verificar a necessidade de novas ações a serem aplicadas na Lagoa, com objetivo da total despoluição.

PUBLICIDADE

BC teve final de semana com praia cheia, mas permanência em praias continua proibida em SC

A dúvida sobre a liberação foi levantada por moradores e turistas que presenciaram a praia cheia

Hóspede comete suicídio em banheiro de hotel de Balneário Camboriú

Esse seria o 9° suicídio ocorrido em Balneário Camboriú em 2020
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

213,911FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!